Em primeiro lugar, gostaria de agradecer aos participantes e apoiadores do evento Saúde 2.0: Por quê o futuro da Saúde é digital? que tornaram este evento um grande sucesso, sem dúvida alguma foi um dos melhores eventos, senão o melhor evento do EmpreenderSaúde.
Como empreendedores de saúde este evento trouxe importantes reflexões e grandes provocações para todos os que crêem na transformação social através do empreendedorismo.
Primeiramente, este evento não teve nenhum cartaz impresso e toda sua divulgação foi baseado na internet e nas mídias sociais. Tivemos pessoas que souberam pelo Facebook, Twitter, Internet, E-mail, sites de parceiros. Em segundo lugar, a rede foi mobilizada rapidamente, começamos na penúltima sexta-feira a divulgação do evento, sendo retweetado e divulgado em outros sites no período que se seguiu. Em terceiro lugar, o fato de não termos transmitido ao vivo o evento, apesar de termos filmado gerou indignação em empreendedores do Espírito Santo e Fortaleza, o que reforçou a importância do nosso comprometimento com a saúde digital. Em quarto lugar, ser tweetado pelos próprios palestrantes do evento incentivando outras pessoas a participarem d foi algo que me mostrou o quanto outros acreditam nesta causa e quão grande pode ser o impacto da saúde digital!
Exemplo de divulgação em internet e mídias sociais:
Tendo dito isto, gostaria de refletir sobre o que nossos palestrantes apresentaram:
– Daniel Wjuniski do Site Minha Vida apresentou sua fantástica história, um empreendedor que havia começado na equipe do Webmotors e que decidiu empreender um site de saúde ao ter um problema de saúde e não encontrar materiais sobre saúde em português na internet. Hoje, o Minha Vida é o principal site de saúde e bem-estar do Brasil, recebendo mais de 8 milhões de visitas/mês. Entre os dados interessantes que foram apresentados, está o fato de pacientes que utilizam a rede social do site e contabilizam diariamente o que comem, chegam a perder 7x mais peso, do que aqueles que não comem. Com um crescimento de 100% em 2011, em comparação a 2010, o Minha Vida deverá faturar R$20 milhões neste ano.
– Luciana Holtz, uma empreendedora social fantástica, com um brilho nos olhos único compartilhou conosco a história do Instituto Oncoguia, um site voltado para orientar pacientes com câncer, que nasceu da necessidade de informar melhor os pacientes sobre sua doença e seus direitos. Com mais de 1.000.000 acessos em 2010, o Instituto Oncoguia promoveu em 2011 uma campanha on-line pela inclusão de Quimioterápicos Orais pela Saúde Suplementar, esta campanha pelo facebook e outras mídias teve mais de 100.000 assinaturas e posteriormente levou o Oncoguia a ser convidado para ir falar na Comissão de Saúde do Senado Federal. Acompanhando o movimento pelo twitter o Ministro Padilha simpatizou com o movimento e recebeu o Oncoguia em Brasilía sendo sensibilizado sobre a importância da inclusão da Quimioterapia Oral na saúde suplementar.
Amanhã continuo o relato!
Atenciosamente,
Fernando Cembranelli
Equipe EmpreenderSaúde