A Active, especializada em sistemas de automação e informatização para os mercados farmacêutico, cosmético e alimentício, realiza o go-live da terceira e última fase do projeto de implementação do sistema EPS (Enteprise Production System) na planta do laboratório Cristália, em Itapira, no Estado de São Paulo. Foram automatizadas as áreas de armazenagem, expedição, pesagem e fabricação.
No início do projeto foi feita preparação com análise dos sistemas de identificação do produto acabado, recebimento e amostragem de materiais. Na segunda fase, o projeto foi direcionado às áreas de armazenagem e expedição para ter entrada automática dos materiais no estoque, indicando a melhor localização de acordo com os critérios pré-definidos pelo usuário. A expedição garante o envio da quantidade correta do pedido ao cliente nos processos de separação de caixa fechada e fração, o que assegura que os lotes estejam válidos e aprovados. “O sistema também faz a rastreabilidade por caixa de embarque e está preparado para que no futuro atenda a lei de rastreabilidade unitária”, diz o gerente de projeto da Active, Tiago Cefas.
A última etapa teve como foco pesagem e fabricação. O sistema controla a dispensação de cada matéria-prima de acordo com a quantidade solicitada na Ordem de Produção. “Além disso, a não pré-colocação das Ordens de Produção permite iniciar a atividade quando uma fração já estiver na área de pesagem, sem a necessidade de aguardar a separação do almoxarifado”, revela Tiago.