No dia 24 de maio, a Hospitalar 2024 sediou o Painel ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento, centrado na qualidade do ar interno em ambientes de saúde. Sob o tema “Estabelecimentos assistenciais à saúde precisam ter ambientes saudáveis”, o evento reuniu especialistas para disseminar informações sobre qualidade do ar respirado, ESG, tratamento de águas, projetos de sistemas de climatização, PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), ventilação e renovação do ar. 

Veja também: Autismo e operadoras de saúde: nem mocinho, nem vilão

O que foi discutido no painel?

A programação do painel da Hospitalar 2024 iniciou-se com uma apresentação institucional do Engenheiro Arnaldo Basile, presidente executivo da ABRAVA, seguida de cinco palestras e uma mesa-redonda. Os principais tópicos discutidos incluíram: 

  • Alerta sobre condições ambientais em área de saúde – Engº Paulo Reis (Comitê Nacional de Normas Regulamentadoras e ESG);
  • A relação do tratamento de águas x PMOC – Charles Domingues (Comitê Nacional de Tratamento de Águas para o setor AVACR) ;
  • Qualidade do ar interno em ambientes hospitalares – Arthur Aikawa (Divisão Nacional de Qualindoor);
  • Projetos AVACR em hospitais e a mitigação da contaminação cruzada – Engº Francisco Pimenta (Divisão Nacional de Projetistas e Consultores);
  • O papel da renovação, filtragem e difusão do ar para controle de contaminação – Carlos Santos e Plínio Rafael (Divisão Nacional de Ventilação).

Qual foi o destaque do evento?

A mesa-redonda foi mediada pelo Engenheiro Arnaldo Parra, diretor da ABRAVA, e destacou a essencialidade da qualidade do ar interno em ambientes hospitalares. As discussões enfatizaram a saúde e segurança de todos os ocupantes desses ambientes, abordando a importância do cumprimento do PMOC, a aplicação de boas práticas em sistemas de climatização e o rigor com as normas existentes. Essas ações visam beneficiar não apenas pacientes e acompanhantes, mas também todos os colaboradores que passam longas horas nesses locais. 

Leia mais: Hospitalar 2024: ABIMO movimentou R$ 7,8 milhões em negócios

A ABRAVA reforçou a necessidade de manter ambientes hospitalares com ar de qualidade, garantindo a segurança e bem-estar de todos. O evento foi um marco para ressaltar a importância das práticas adequadas na manutenção e operação dos sistemas de climatização em estabelecimentos de saúde. 

Fique sabendo de tudo que foi discutido na Hospitalar 2024 acompanhando Saúde Business!