A ablação cirúrgica por radiofrequência é uma técnica que vem sendo cada vez mais adotada pelos benefícios que traz ao paciente. É utilizada para tratamento de arritmias pela cauterização dos focos das ocorrências, destruindo-os. Este é o procedimento mais eficiente para o tratamento definitivo das arritmias cardíacas.

O procedimento é realizado por eletrodos, sem a necessidade de abertura do tórax. Dessa forma, a recuperação é muito rápida e o paciente pode sair do hospital no dia seguinte. O procedimento é totalmente indolor. Normalmente a ablação é precedida pelo estudo eletrofisiológico, que consiste no mapeamento dos focos de arritmias. Depois de localizados, é possivel realizar ablação dos mesmos. Com as técnicas e a infra-estrutura atualmente utilizadas,tem-se obtido elevado índice (em torno de 95%) de cura das arritmias.

O estudo eletrofisiológico e a ablação por radiofrequência são considerados métodos seguros. Porem, como todo procedimento médico, eventualmente podem ocorrer algumas complicações, como formação de coágulos e carbonização, com a elevação da temperatura a ponto de danificar de forma letal o tecido. O objetivo da ablação em um tecido é fazer com que as células do foco arrítmico percam a capacidade de conduzir. Para que isso ocorra é necessário atingir uma determinada temperatura sem haver carbonização.

Os cateteres para ablação por radiofrequência possuem uma ponta de Platina e Iridium. A liga de Paltina e Iridium permite realizar uma ablação com sucesso e com pouca incidência de coágulos e carbonização, mas podem ser necessárias muitas aplicações, sistemas de resfriamento em alguns casos e parâmetros elétricos muito bem ajustados.

Foi no contexto de otimizar a técnica já existente que a BIOTRONIK foi pioneira, e única, na idéia de realizar ablação com Ouro. O Ouro é um componente metálico que possui Condutividade Térmica (capacidade de dissipar calor) quatro vezes maior do que a liga de Platina e Iridium, ou seja, ele dissipa (transfere) o calor para o tecido com mais facilidade.

Estudos comprovaram a eficiência da ablação com ouro quando comparado com Platina e Iridium. A primeira é mais segura, mais rápida, finalizada com menor número de aplicações e formam lesões mais profundas.

Soluções BIOTRONIK

O cateter de ablação direcionável AlCath Gold FullCircle da BIOTRONIK, com o exclusivo eletrodo de ponta de ouro e deflecção FullCircle 270°, permite um posicionamento rápido e estável durante o tratamento de Arritmias, proporciona a terapia mais eficaz de ablação no lado direito e aumenta a segurança para ablação no lado esquerdo.