A exportação ainda é um avanço a ser conquistado pela industria brasileira de saúde. Um dos principais problemas é a certificação, uma vez que a Anvisa não possui reconhecimento no exterior. Voltados para as empresas que pretendem expandir os negócios a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratório), em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Exportações e Investimentos), disponibilizam um Programa de Incentivo à Certificação. O serviço é centralizado para a aquisição do certificado da FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora dos Estados Unidos.

No primeiro dia de conferências da MD&M ? Medical Design & Manufacturing, a proposta foi exposta aos participantes pela gerente de projetos internacionais da ABIMO, Paula Portugal. ?O principal entrave para a exportação de produtos médicos é a certificação. E nós podemos auxiliar as empresas a adquirir o certificado exigido nos Estados Unidos através do Brazilian Health Devices?, falou a gerente mencionando o programa de apoio à indústria médica.

A expectativa dos idealizadores do programa é avançar as exportações ao marco de U$ 1 bilhão em equipamentos médicos e odontológicos até 2014.