São Paulo, 1º de novembro de 2016 – A ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde) e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) firmaram um acordo de cooperação técnica e operacional com o objetivo de trocar experiências, desenvolver trabalhos e atividades científicas e aprimorar processos e práticas de Vigilância Sanitária que contribuam para a promoção e proteção da saúde no país. A parceria terá duração de quatro anos.
O acordo ANVISA-ABIMED prevê, entre outras ações, a realização conjunta de eventos para disseminação de conhecimento, – em especial em relação a novas tecnologias; atividades de fomento às Boas Práticas Regulatórias; estudos, pesquisas e intercâmbio de informações e a estruturação de cursos de formações técnica para servidores da ANVISA e profissionais do setor de produtos para saúde.
“O acordo coroa as atividades já desenvolvidas com a ANVISA e amplia tanto as possibilidades de trabalho quanto nossa responsabilidade conjunta de viabilizar uma cooperação efetiva e duradoura, que resulte no aprimoramento da saúde no país”, afirma Carlos Goulart.
A cooperação envolverá ainda a participação da ABIMED em um eventual processo de padronização de nomenclaturas e formação de banco de preços de produtos para saúde; fomento das atividades de inovação dos produtos para saúde; conscientização sobre o treinamento dos profissionais de saúde para a correta utilização dos produtos para saúde, fundamental para garantir a segurança de seu uso; e a promoção do Dia Nacional de Produtos para Saúde na Anvisa.
As ações previstas na parceria estão inseridas no contexto das políticas de saúde, ciência e tecnologia, desenvolvimento industrial e, em especial, da política do Plano Brasil Maior, desenvolvida através do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (GECIS).
Sobre a ABIMED
A ABIMED congrega mais de 200 empresas de tecnologia avançada na área de equipamentos, produtos e suprimentos médico-hospitalares. As empresas associadas da ABIMED respondem por 65% do faturamento do segmento médico-hospitalar. O setor de produtos para saúde tem participação de 0,6% no PIB brasileiro, conta com mais de 13 mil empresas e gera em torno de 140 mil empregos.
Criada em 1996, a ABIMED é sócia-fundadora do Instituto Coalizão Saúde, membro do Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde e foi a primeira entidade da área da Saúde a criar e implementar um Código de Conduta para as empresas. A associação também coopera com a Anvisa e com órgãos públicos da Saúde, fomentando a implementação de políticas e regulamentações que proporcionem à população acesso rápido a novas tecnologias e a inovações, em um ambiente ético de negócios.