A Abbott Brasil anunciou nesta terça-feira (28) que completou a separação do negócio de farmacêuticos baseados em pesquisa, que passa a se chamar AbbVie, uma nova empresa biofarmacêutica independente. A separação em duas empresas independentes foi anunciada em outubro de 2011, motivada pelas diferenças de investimento entre os dois negócios.
Assim, a AbbVie passa a ser definida como uma companhia biofarmacêutica que oferece portfólio de tratamentos principalmente em imunologia e virologia, além de terapias – em fase de desenvolvimento – para suprir necessidades médicas não atendidas. A Abbott, por sua vez, fica responsável pelo portfólio de produtos de diagnósticos, dispositivos médicos, nutricionais e medicamentos de marca.
Mercado
Em 2013, a Abbott registrou vendas globais de aproximadamente US$ 22 bilhões em 2013 em 150 países. A empresa responde por quatro negócios de similar tamanho: diagnósticos, dispositivos médicos, nutricionais e medicamentos de marca.
As vendas são consideradas geograficamente bem distribuídas pela Abbott: 30% geradas nos Estados Unidos, 30% na Europa Ocidental, Canadá, Japão e Austrália, e 40% nas economias de rápido crescimento, incluindo Brasil, Rússia, Índia e China.