Recentemente entrei em contato com esse infográfico da InterWest Partners especulando quais startups de saúde digital tem maiores chances de IPO em um futuro próximo.

Embora a pesquisa tenha sido feita em Novembro de 2012, decidi levantar quais empresas da lista já fizeram IPO ou não, e para minha surpresa a maioria ainda permanece como forte candidata.

A Carestream (que aparece em 2º lugar na lista, com 21% dos votos) fez IPO em Março desse ano, e a Humedica (5%) foi adquirida pela United Health e Optum, mesmo grupo que comprou a Amil por $4.5B dólares.

Além das startups, o material traz outras informações curiosas, como por exemplo a posição de CEO em uma Farmacêutica como a área menos desejada para ser assumida, seguida da área Hospitalar e Regulatória (representada pelo FDA). Provavelmente essa imagem permanece, já que essas 3 frentes continuam inseridas nos mesmos problemas, falta de blockbuster, quebras de patentes, alta burocracia, alta regulamentação, altos custos e como se diz no marketing, empresas pouco sexys (aquelas que não atraem a atenção da maioria dos jovens – que estão cada vez mais ansiosos e mal orientados – como google, apple e outras iniciativas com ares de startup).

Em nossos eventos de saúde digital ainda é muito comum escutarmos a palavra Gamification, o que é confirmado no infográfico. 27% dos respondentes afirmam que “Gamification of Healthcare” (Gamificação da saúde) é uma expressão utilizada de maneira exagerada, seguida de Big Data (23%) e Inovação Disruptiva(14%). A “moda” ainda continua e não é isolada ao público brasileiro.

Veja o infográfico e comente. Tem sugestões de outras startups que poderiam estar na pesquisa? E ainda, responda ao desafio: quais brasileiras são candidatas para um IPO?

Se tiver interesse em saber o que cada uma dessas “startups” faz, quanto acumulou de investimentos até o momento, quais iniciativas brasileiras se assemelham a cada uma delas, confira a lista no final do Infografico. (Coloco startups entre aspas pois algumas delas já deixaram de ser startups há algum tempo).

saude-digital-startups-ipo

Practice Fusion

Seu fundador Matthew Douglass, participou do Health 2.0 Latin America Conference 2013. Sua empresa fornece um prontuário eletrônico gratuito e em núvem a médicos. A empresa já conta com mais de 150.000 usuários e 50 milhões de pacientes em sua plataforma. Soma até o momento $155M de dólares em investimentos.

Castlight (fez IPO em Março de 2014)

A empresa desenvolve web apps que fornece a seus usuários (empresas) informações sobre custos com saúde, uso, cobertura de planos e opções. Fundada em São Francisco, Califórnia, a empresa acumulou $177M dólares em investimentos. Em seu IPO, recebeu um valuation de mais de $3B dólares.

ZocDoc

Fundada em 2007, a ZocDoc é uma empresa de saúde digital com foco em agendar consultas médicas, como HelpSaúdeBoaConsulta e outras. Acumula até o momento $97.90M de dólares em investimentos.

AirStrip

Fundada em 2004, antes mesmo do iPhone, a AirStrip é uma plataforma que fornece informações críticas de pacientes a médicos, em tempo real. Um exemplo disso é o monitoramento de pacientes a caminho do hospital, em ambulâncias, Acumula $40M de dólares em investimentos, de fundos como o Sequoia e Qualcomm.

Humedica (Adquirida)

Empresa de Boston, fundada em 1979, fornece soluções de BI (Inteligência de Negócios) Clínico, baseado em SaaS. Acumulou $63M em investimentos até ser adquirida pela United Health (grupo que comprou a Amil por $4.5B), em 2013.

SeeChange Health

Outra iniciativa de saúde digital focada no mercado B2B (Busines-to-business), que fornece informações e ferramentas para funcionários controlarem sua saúde, enquanto as empresas administram os gastos com a mesma. A proposta é semelhante à da Castlight e acumulou $35M de dólares em investimentos até o momento.

TelaDoc

Com mais de 5 milhões de membros, o TelaDoc é uma solução de telesaúde para adultos e crianças através de vídeo conferências e/ou consultas telefônicas. Acumulou até o momento $24M de dólares em investimento.

Doximity

Uma rede social para médicos, como a DoctorsWay e Ology no Brasil, a Doximity tem mais de 40% dos médicos americanos em sua rede, é a maior rede de saúde digital HIPAA-Secure do país. Acumula $81.80M de dólares em investimentos, sendo o Series C em Abril de 2014.

Best Doctors

Fundada em Boston, em 1989, a empresa é uma plataforma colaborativa em que médicos auxiliam colegas em melhores diagnósticos e planos de tratamento. Contou com $65.5M de dólares em investimentos até o momento.

 

A maior parte das informações das empresas listadas foram retiradas do CrunchBase.