Investidores no Early Stage East Club Pitch Philly 2011 compartilharam com empreendedores como devem atrair investimento de fundos de venture capital e anjos investidores. Primeiro de tudo, entenda o que é um venture capital, faça seu dever de casa, seja disciplinado e não entregue o jogo.
Considere alternativas ao capital de risco. A maioiria dessas empresas precisa de dinheiro para se desenvolver, mas esse dinheiro não precisa necessariamente vir de um VC. Para startups na Pennsylvania, a Ben Franklin Tecnology Partners é uma tremenda fonte de investimento. ” Como um parceiro tecnológico, você tem que ser inovador e criativo também para procurar dinheiro. Se você está deseseradamente atrás de dinheiro, procure a família e os amigos primeiro. Use cartões de crédito. Tente levantar um pouco mais de dinheiro e focar em atingir metas que se tornem argumentos para convencer investidores.
Entenda o que é um venture capital e o que ele não é. Um empreendedor que quer construir uma empresa como patrimônio não deve procurar por um VC. Um VC quer tirar dinheiro do negócio e espera que o empreendedor veja o negócio da mesma maneira.
Como você gasta dinheiro no seu negócio? “Eu quero ver seu planejamento financeiro. Eu realmente preteno investir capital e retirá-lo da empresa num período de 12 a 24 meses.” diz Nate Lentz da Osage Partners.
Você percebeu sinais de um casamento? “Você deve estar pronto para um relacionamento que pode durar muitos anos. Você tem que ter um parceiro que se preocupe com a performance e com os resultados do seu negõcio.”, diz Lentz. Considere que VCs estão mais alinhados com a sua empresa. Seus sócios estão no negócio com vocÊ. Se você está acostumado a tocar o negócio e fazer as coisas do seu jeito, está aí alguém que não deveria procurar por investimento de um VC. “Esse é um negócio muito dependente de personalidades; tenha certeza que vocês se entendem” disse Karen Griffith Gryga do Mid-Atlantic Angel Group.
Faça seu dever de casa. “Nós perdemos muito tempo vendendo nossas idéias inutilmente. Tenha certeza que eles tem dinheiro para investir” diz Bill Kirk do Weather Trends. Conheça quem você está abordando antes de fazer seu pitch. “E não sai fazendo pitch prontos. Nós gostamos de conversar”. Além disso, saiba se a empresa vai ter mais dinheiro pra investir em você caso precise ou esses são os seus últimos centavos.
Leia os termos de investimento. Investimento é feito pensando no sucesso da companhia e os contratos são feito para se tudo der errado. “Não se choque pelo conteúdos dos termos”, diz Joe Rubin do FundingPost, “Eles não parecerão bons”.
Seja disciplinado. Tenha todos os seus documentos em ordem. Tenha certeza que os fez certo da primeira vez. Contrate um contador. Valerá a pena o investimento, Não acelere demais as coisas. Você não deve tomar mais dinheiro do que precisa, e essa não é uma decisão fácil. Mas se você tem um bom sócio, ele vai te dar mais em um próximo round de investimento.
Esteja preparado pra trabalhar mais por menos investimento. O atual momento econômico faz com que os investidores estejam sendo mais seletios e investindo menos.
Se você está pronto para ser investido, então mostre que você vale a pena. Mostre que metas tem atingido ou que produtos novos tem lançado.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=hPm80NtbSWE&feature=player_embedded#!]