Muitas pessoas, antes de ir ao médico, ao sentir qualquer sintoma ou até mesmo ao receber o resultado de um exame, consultam o ?Dr. Google? e pesquisam sobre o que poderá ser, como prevenir-se de determinadas enfermidades ou até mesmo como tratar determinados sintoma. Você já não ouviu histórias parecidas? Mesmo que o procedimento não seja suficiente para o diagnóstico, a informação científica e ética precisa ser fornecida. Para isso, alguns cuidados precisam ser tomados, pois nem tudo que vemos na internet é verdade. Assim, para minimizar esse problema, a Health On the Net Foundation criou o selo HONcode.
Saúde é um dos assuntos mais pesquisados na rede. Um estudo da Universidade de Plymouth, na Inglaterra, revela que dos 278 milhões de acessos diários a páginas de busca na internet no mundo, mais de 12 milhões referem-se ao tema.
Este selo é uma garantia da qualidade e veracidade do site da área da saúde. Para que isso seja assegurado, o site passa por um longo processo de certificação, em que serão analisados alguns princípios seguidos pela Health on the Net Foundation. Em todos os projetos da E-saúde, seguimos os princípios da certificação HONCode. São eles:
1- Autoria
Qualquer orientação médica ou de saúde contida no site será dada somente por profissionais treinados e qualificados, a menos que forneça uma declaração clara que determinada orientação está sendo dada por um indivíduo ou organização não qualificado na área médica.
2- Complementaridade
A informação disponível no site será concedida para apoiar, e não para substituir, o relacionamento existente entre pacientes ou visitantes do site e seus médicos.
3- Confidencialidade
Será respeitado o caráter confidencial dos dados dos pacientes e visitantes de um site médico ou de saúde, incluindo a identidade pessoal. Os responsáveis pelo site se comprometem em honrar os requisitos legais mínimos de privacidade de informação médica e de saúde vigentes no país e no estado onde se localizam o site e as cópias do site.
4- Atribuições
Quando for o caso, a informação contida no site será respaldada por referências claras às fontes consultadas, e, quando possível, tendo links HTML para estas fontes. A data em que cada página médica foi atualizada pela última vez deverá ser exibida claramente (no topo da página, por exemplo).
5- Justificativas
Quaisquer afirmações feitas sobre os benefícios e/ou desempenho de um tratamento, produto comercial ou serviço específico serão comprovadas adequadamente e equilibrada, conforme indicado no Princípio 4 ? Atribuições.
6- Transparência na propriedade
Os programadores visuais do site irão procurar dispor a informação da forma mais clara possível e disponibilizar endereços de contato para os visitantes que desejarem informação ou ajuda adicional. O webmaster exibirá seu endereço de e-mail claramente em todas as páginas do site.
7- Transparência do patrocínio
Os apoios dados ao site serão identificados claramente, incluindo a identidade das organizações comerciais e não-comerciais que tenham contribuído para o site com ajuda financeira, serviços ou recursos materiais.
8- Honestidade da publicidade e da política editorial
Se a publicidade é uma das fontes de renda do site, isto deverá ser indicado claramente. Os proprietários do site fornecerão uma breve descrição da política de divulgação adotada. Os anúncios e outros materiais promocionais serão apresentados aos visitantes de uma maneira e em um contexto que facilitem diferenciá-los do material original produzido pela instituição gestora do site.
Fonte: Artigo desenvolvido pela E-saúde ? Marketing Ético e Eficaz (www.portalesaude.com.br)