Cigarro continua a ser um dos principais problemas de saúde no mundo
No próximo dia 7, será comemorado o Dia Mundial da Saúde – data em que se celebra a atividade física, alimentação saudável e outros hábitos que promovem a qualidade de vida da população. No entanto, especialistas alertam para os males do cigarro – um dos maiores vilões da saúde e responsável por uma mais de 40 tipos de doenças e cânceres.
No Brasil, quase 30% da população mantém o hábito de fumar regularmente. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano por resultado direto do tabagismo. A previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) é ainda mais preocupante: até 2030, 10% das mortes do mundo estarão relacionadas ao consumo de tabaco.
Segundo o pneumologista do Hospital Samaritano de São Paulo, Dr. Roberto Stirbulov, o cigarro é um coquetel com mais de 5 mil substâncias – a maioria tóxicas e que causam dependência química. “A nicotina, por exemplo, atua no cérebro com receptores ativos fortes e que superam a consciência de que fumar faz mal”, explica o especialista.
Informações para Imprensa:
CDN – Companhia de Notícias
Carolina Lazareth – 3821-5567 – [email protected]
Eduardo Gaggini – 3821-5563 – [email protected]