“Empreendedores são a promessa da América: a ideia de que se você tem uma boa ideia e está disposto a trabalhar duro por ela, você pode dar certo nesse país. E no cumprimento dessa promessa, empreendedores também tem um papel crítico na expansão da nossa economia e na criação de empregos.” – Presidente Barack Obama, 31 de Janeiro de 2011

Abro essa matéria com a citação de Barack Obama por 2 motivos. Primeiro pelo fato desse ser o discurso da criação do Startup America, quando no Brasil começamos a ver maiores movimentos do governo com objetivos semelhantes a apenas 2 anos. Segundo pela data, onde o governo americano assume o comprometimento de alavancar o empreendedorismo em 2011, algo ainda embrionário no Brasil.

A maior parte do nosso país não vê a importância do empreendedorismo, estão presos a uma visão do passado, onde empreendia quem não tinha trabalho, oportunidades ou escolaridade, ou seja, por necessidade de sobrevivência. Eram vistos como aventureiros, foras da lei e pouco confiáveis.

Os tempos mudaram e parece que o Brasil está querendo mudar também, com diversas propagandas do SEBRAE, empresas olhando um pouco mais para esses jovens empreendedores, cheios de paixão e projetos “malucos”. Mas ainda é pouco.

A importância do empreendedorismo na saúde é muito grande. Baseados no “The Wharton School Study of the Healthcare Value Chain” e “The Startup Game – William Draper III”, criamos uma mandala para demonstrar a interação entre os stakeholders da saúde.

Importância do Empreendedorismo

A visão de governos como o dos EUA sobre a importância do empreendedorismo, principalmente em se tratando do seu impacto na economia do país, não é exclusiva. Países como Israel também estimulam muito a cultura de gerar novos negócios, não é à toa que é chamado de Start-up Nation.

Quer entender a importância do empreendedorismo? Navegue pelas próximas páginas e veja 5 fatos que justificam a mudança no mindset dos nossos executivos e governantes. Além disso, entenda porque mais de 70% das pessoas mais ricas do mundo são empreendedoras.

Importância do Empreendedorismo

 1. Empreendedores Criam Empregos

Segundo o IBGE, em março desse ano tínhamos 1.214 milhões de desempregados. Apenas por esse fato já deveríamos pensar em oportunidades para gerar empregos. Notou que ultimamente os profissionais de saúde andam cada vez mais insatisfeitos com a saúde e seus salários? O empreendedorismo é uma oportunidade de mudar o cenário.

Além de empregar a si mesmo, à medida que a startup cresce o empreendedor precisa de funcionários. Se pegarmos a Microsoft como exemplo, em 1975 a empresa contava com apenas seus 2 fundadores, Bill Gates e Paul Allen. Hoje a empresa emprega mais de 100.000 pessoas pelo mundo todo.

Um report da Kauffman Foundation de 2013 mostrou a importância do empreendedorismo, onde empresas com menos de um ano, e com menos de 5 funcionários, criam mais de 1 milhão de empregos todos os anos nos últimos 30 anos.

Se tem alguma dúvida, de uma olhada no Startup America e note a quantidade de empregos gerados por statups nos EUA.

Importância do Empreendedorismo

2. Empreendedores Geram Crescimento Econômico

Outro fato sobre a importância do empreendedorismo é que além de gerar empregos, esses empreendedores devem remunerar seus funcionário, ou seja, ajudam a economia girar.

Além disso, geralmente as startups nascem a partir de uma inovação ou melhoria de processos e produtos, o que tende a reduzir custos e preços, e dessa maneira aumentar o acesso a alguns produtos, o que por consequência leva a um incremento na economia. Esse é um dos motivos pelo qual os americanos incentivam o empreendedorismo nos EUA e no Mundo todo.

Desconheço estudos sobre o assunto, mas com certeza os agendadores de consultas aumentam o fluxo das clínicas, ainda mais quando o médico é recém-formado e está criando sua carteira de clientes. Só de pensar superficialmente, já notamos que esse tipo de iniciativa empreendedora já movimenta mais a economia.

Importância do Empreendedorismo

3. Bem Social

Toda startup surge com uma missão, que geralmente tem como cerne gerar Bem Social. Ao buscar essa missão os empreendedores ajudam diversas pessoas e famílias no processo, seja pela geração de empregos, seja pela oportunidade de criar algo novo e impactar vidas. Na saúde é mais difícil ainda prosperar se não houver uma missão social, que no mínimo é centralizar o negócio no paciente.

O empreendedor não faz isso por dinheiro, os que fazem não tem sucesso. Sabem desde o princípio que irão receber menos que seus funcionário, pois é mais importante contar com um bom time para batalhar pela missão, que receber um salario, caso contrário estaria em um trabalho formal.

Importância do Empreendedorismo

4. Empreendedores Administram o Medo

Talvez um dos fatos mais relevantes sobre a importância do empreendedorismo é a administração do medo. Não é que não tenham medo, apenas não deixam que o medo os façam deixar de assumir riscos. Escutam seu coração, razão e instintos.

Por estar começando uma empresa do zero e entender que será muito difícil ter sucesso, empreendedores lidam bem com o medo, pois mesmo assustados seguem em frente. Esse espirito faz com que o mercado não fique paralisado e evolua, principalmente através da inovação. Mesmo sabendo que o medo na saúde é maior, o que é normal já que há vidas envolvidas, ainda precisamos de pessoas com menos receios de tentar mudar a situação.

Importância do Empreendedorismo

5. Empreendedores não tem Medo de Concorrência

Quem está imerso no setor da saúde sabe como os executivos odeiam falar sobre concorrência, principalmente quando há novos entrantes. O protecionismo e demanda garantida são péssimos para qualquer mercado, ainda mais na saúde, onde a qualidade deve ser imperativa e só aparece quando o mercado é nivelado por alto.

Empreendedores não sofrem desse mal, entendem desde o começo que para ser o melhor devem competir com os melhores. Qual vantagem em competir em um mercado protegido?

Importância do Empreendedorismo

6. Atingir o Platô é Inaceitável

Quantas vezes você já não escutou de alguém “Quando eu tiver minha casa na praia e puder viajar para o exterior uma vez por ano, estarei feliz.” Pois bem, não pense que isso não acontece em empresas.

Quando falamos de Inovação nos eventos que palestramos, citamos o exemplo do setor de táxis de São Paulo. As cooperativas estavam felizes em seus platôs (chamados de máfia por alguns), quando um jovem empreendedor cria um app para chamar táxis e leva diversas empresas com anos de mercado à falência.

Esse tipo de iniciativa disruptiva surge de cabeças que só pensam em crescer, em impactar mais vidas. A saúde está ai para sofrer algumas disrupções.

E você, vê importância no empreendedorismo?