Fazer uma apresentação não é tarefa das mais fáceis, é necessário muito treino. Além disso, manter a atenção das pessoas e tarefa mais difícil ainda. Sabendo disso, separamos 6 dicas importantes para você virar um mestre em apresentações. Confira:
Fale bem
Não importa do que se trata, você tem de falar alto, nítido e numa velocidade que permita as pessoas entenderem o que está sendo dito.
Mentalize o ponto mais longe da sua sala e projete a sua voz nesta direção, caso precise de mais ajuda, pense que tem uma pessoa neste ponto.
Conheça o seu público
Não superestime nem subestime o seu público. Colocar palavreado e rebuscar conceitos para se parecer importante ou para engrandecer o conteúdo só trará uma imagem negativa para você sem benefício aos ouvintes.
Também não trague conhecimentos que o seu público já saiba e que não acrescente valor à vida deles. Afinal, todos nós temos 24 horas e queremos usufruir o melhor possível.
[quote text_size=”small” author=”Albert Einstein”]
Tudo deve ser feito o tão simples quanto possível, mas não mais simples
[/quote]
Não leia os slides
A não ser que você esteja alfabetizando ou ensinando alguma língua nova, não há necessidade de ler. As pessoas podem ler os slides quando quiserem mas não tem a oportunidade de ouvir você quando quiserem. Elas querem ouvir você. Enriqueça o conhecimento, traga histórias e experiências e agregue valor no seu e no tempo dos outros.
Imagens e Histórias
Recursos visuais e que agucem a criatividade das pessoas nos cativam e melhoram a atenção.
Cuidado na caça às imagens no que se refere à qualidade, não utilize “modelos representando profissões” ou clipart porque elas são no mínimo ruins.
Não desperdice o tempo de ninguém
Não extenda muito mais que 40 minutos de conversa. O ideal é estar em menos que 20 minutos para que a audiência consiga concentrar toda a atenção em ti. Além disso, caso haja a necessidade de ser algo mais longo, não esqueça de intervalos.
Ficar no blá blá blá e em detalhes desnecessários será prejudicial não só para o tempo do seu público mas também para o seu tempo e no nível de concentração e engajamento das pessoas.
Não use frases prontas
“Estou um pouco cansado da viagem”, “vocês conseguem enxergar?”, “Não precisa anotar nada porque vou passar para vocês depois”, “Prometo ser breve” e “Não tenho mais tempo? Mas tenho mais 40 slides e um vídeo!”.
Essas frases e outras, utilizados em diferentes contextos, tem como uma característica em comum demonstrarem um despreparo do apresentador. Além disso, são tão batidos que nem servem como piadas para alegrar o público, tendo um efeito similar de não querer ser arrogante falando “não quero parecer arrogante, mas…” ou despeituoso falando “não quero te desrespeitar, mas…”