Ter uma ideia e colocá-la no mercado passa por um processo bastante importante e decisivo para o sucesso da empresa: escolher como ela vai se chamar. O processo de como escolher o nome de uma empresa pode ser bastante desgastante e ter um resultado que coloca o seu produto para baixo, diminuindo o sucesso que poderia ser obtido.
Para isso, trouxemos algumas dicas. Então, como escolher o nome de uma empresa?
Desenvolva conceitos literais
Escolha termos que representem o cerne do seu negócio, seja a categoria do produto (viagem, música, moda) ou a função dele (descoberta, compartilhamento, monitoramento).
Desenvolva conceitos figurativos
Para sair do óbvio, estenda sua lista para nomes, objetos, frases ou sentimentos que estejam associados ao seu core business. Foque em um detalhe do produto e escreva tudo o que lhe vem à cabeça. Estes conceitos são mais originais e com mais “poesia” por trás, deixando o nome fácil, mas passível de uma explicação maior.
Procure sinônimos
Muitas vezes você pensa em um nome que não está disponível. Veja os sinônimos dessa palavra, pode ser que você encontre uma saída melhor ainda.
Liste exemplos e tipos
Quando chegar a um conceito literal ou figurativo, selecione exemplos e tipos que são ligados àquele conceito e que sejam entendidos pelo seu público alvo. Por exemplo, se seu conceito for “árvore”, escolha tipos de árvore, como carvalho, pau-brasil, cedro, dentre outras.
Encontre inspiração visual
Expressar ideias é muito mais fácil com imagens que com palavras. Faça uma pesquisa de palavra-chave em um site de busca visual, como o Pinterest e cheque as imagens para obter mais inspiração.
Use palavras estrangeiras
Tem alguma língua que faz parte da sua ascendência ou que te influencie? Ela pode ter uma palavra ótima para a criação de um nome para a sua empresa. Só tome o cuidado de escolher um termo pronunciável e com escrita fácil, porque, em tempos de busca online, isso é bastante importante.