Aperto no peito, respiração curta, coração rápido e desconforto no estômago são as sensações de uma em cada quatro pessoas neste exato momento no mundo. O nome disso é ansiedade que, em seus mais variados graus, afetam cerca de 25% da população mundial.

No Brasil, São Paulo é a cidade com o índice mais elevado, cerca de 20% das pessoas que vivem na capital convivem com ou tiveram algum transtorno ansioso nos últimos 12 meses, segundo levantamento do World Health Mental Survey, ligado à Organização Mundial da Saúde.

O transtorno apresenta padrões de pensamentos como preocupação obsessiva e controle excessivo das situações. Agora imagine como deve pensar um empreendedor, que almeja o sucesso de sua empreitada? Será que ele não quer controlar tudo o que acontece em sua empresa? Será que ele não se preocupa com o futuro e a aceitação do mercado?

O veículo Entrepreneus.com listou algumas dicas para lidar com a ansiedade tão presente no universo corporativo, algumas delas foram:

1. Crie uma pasta que te inspire

Tenha uma pasta com documentos, textos, frases, recados que te inspiram e te fazem lembrar do que te estimula a empreender. Podem ser elogios em relação aos trabalhos já realizados e a satisfação de quem os consumiu.

2. Junte-se a um grupo de empresários

É importante compartilhar seus pensamentos e dificuldades com pessoas que o compreendam. Muitas vezes não são os familiares e amigos que vão entender os desafios de lidar com investidores, contratar pessoas, entre outras atividades. Espaços de “co-working”, comunidades online, fóruns de discussões podem sem um canal.

3. Medite

Ainda pode soar estranho falar em meditação para quem anda de terno e gravata, mas esse preconceito começa a ser quebrado entre os executivos (Como o Mindfulness pode te ajudar no trabalho? [vídeo]), sendo cada vez mais reconhecida a importância de treinar a mente a ter um foco. Atualmente existem uma série de aplicativos que já auxiliam a prática da meditação. Você pode se disciplinar e meditar alguns minutos todos os dias, o que comprovadamente ajuda a diminuir o movimento frenético da mente.

4. Faça algo totalmente fora do universo dos negócios

Quando a ansiedade aumenta, a tendência de muitos é trabalhar ainda mais. Mas às vezes a melhor coisa a fazer é dar um passo para trás e fazer algo totalmente fora do previsto e, então, quando voltar ao trabalho, vai estar mais “leve”.

5. Não cheque e-mails depois das 19h00

Estar conectado o tempo todo pode ser cansativo. E, em geral, quando está cansado a performance cai e a chance de cometer erros aumenta. Uma recomendação seria checar os e-mails antes de ir dormir e, sendo o que for, você lida com eles no dia seguinte.