Aqui, a idade nunca foi desculpa, nem limitação. Todos os casos citados abaixo são de grande sucesso para a faixa etária apresentada e muitos desses ainda nos serão nomes conhecidos.
O apoio familiar, a visão de mercado e a personalidade para negócios foram fatores importantes para todas essas crianças, em casos de que precisaram de algum dinheiro dos pais para a abertura do próprio negócio ou, até a mudança de país.
O primeiro exemplo entre os jovens empreendedores é Leanna Archer que, aos 9 anos de idade, recebia elogios de amigos e familiares sobre o seu cabelo e percebeu que deveria ser por causa da pomada caseira que utilizava. Quatro anos depois, ela já era CEO da Leanna’s Inc., marca de xampus, condicionadores e cremes específicos para os cabelos. Ela mesma cuida de todo o processo após terminar a lição de casa e, em 2007, último dado público de faturamento da empresa, faturou 100 mil dólares vendendo cerca de 350 unidades por semana.
Já Farrah Gray, aos seis anos de idade, passo a vender produtos de porta em porta para ter algum dinheiro extra. Aos 8, co-fundou a Urban Neighborhood Enterprise Economic Club (U.N.E.E.C.), empresa criada para dar oportunidade de renda para jovens em situação de risco. A partir daí, virou empreendedor serial e criou diversas empresas, conquistando seu primeiro milhão antes dos 16 anos. Hoje, quase aos 30 anos, atua como palestrante motivacional e é CEO da Farrah Gray Publishing.
é nascido na Índia, país em que só se pode abrir uma empresa após os 18 anos de idade. Aos 14 ele já tinha ideia de como seria ser negócio e se mudou para os Estados Unidos para ralizar o sonho. Foram criados o site CoolHindustan.com e a empresa Globals Inc., que empresa atualmente mais de 400 pessoas. Em 2008, ele ganhou o prêmio de “Jovem Líder Global” pelo Fórum Econômico Mundial de Davos.
Javier Fernández-Han, americano, nascido no Texas, aos 9 anos, decidiu que queria passar a vida criando produtos que pudessem facilitar a vida das pessoas. Com 15 anos, terminou sua primeira criação, um sistema completo a base de algas para prover energia, alimento e melhores condições sanitárias para vilas inteiras, chamada de Versatile System. Ele recebeu prêmios pela invenção e, em seguida, construiu o Inventors Without Borders, entidade que visa incentivar outros jovens a desenvolver ideias.
Já no Brasil, podemos citar Davi Braga, filho de uma empresária e um investidor-anjo, ele resolveu criar uma empresa chamada List.it, focada na compra de materiais escolares e na criação de listas para esta tarefa. Davi cresceu ouvindo termos e conceitos de gestão, então já sabe desde cedo o que fazer para o sucesso de uma empresa. Ele já apresentou um TedX e é uma inspiração para jovens empreendedores brasileiros.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=UI2g7_JaM8c[/youtube]