A 44ª Jornada Paulista de Radiologia contará com mais de 80 expositores que mostrarão as mais novas tecnologias em equipamentos médicos para o setor. A feira tecnológica, já tradicional e uma das mais importantes do setor, acontece de 1 a 4 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

A JPR 2014 é promovida pela SPR (Sociedade Paulista de Radiologia) e considerada o principal encontro científico e técnico-comercial da área de Diagnóstico por Imagem para a América Latina. Neste ano, a novidade é a parceria com a RSNA (Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da América do Norte). São esperadas mais de 25 mil pessoas durante os quatro dias de evento.

Raio-x

A grande novidade em raio-x são os equipamentos portáteis que permitem a realização de exames no leito de pacientes, inclusive na UTI. Os aparelhos possuem detectores sem fio e conexão via wifi. Desde a detecção da imagem até o laudo final, tudo é feito pela internet, o que descarta a necessidade da impressão do exame. A imagem é capturada e enviada para o tablet que existe no equipamento. Caso a imagem não tenha ficado boa, não é necessário todo o retrabalho de capturar e revelar novamente, o que causa desgaste no paciente. Tudo é feito no mesmo instante e em cinco segundos o técnico tem a imagem na tela. Além de tudo, o equipamento digital elimina o uso de químicos, sendo ecologicamente correto.

Novidades em diagnóstico

O que há de mais novo em diagnóstico por imagem estará na JPR’2014. A preocupação com a exposição à radiação e contraste trouxe novas tecnologias para reduzir a necessidade do uso dos agentes durante os exames.

Entre os novos equipamentos estão tomógrafos que capturam imagens de diversas estruturas do corpo, mesmo em movimento, porém com baixa radiação e ampla cobertura da anatomia.

Os aparelhos em 3D são outra novidade. Scanners de alta resolução que fazem fotos perfeitas da pulsação do coração, sem prejudicar a qualidade dos exames, inclusive com alta frequência cardíaca ou batimentos irregulares promete chamar a atenção dos profissionais que visitam o evento.

No setor de mamografia e ultrassom, destacam-se os equipamentos com tecnologia HD e 3D, que permitem melhor visualização de imagens e permitem facilitação em diagnósticos.

Softwares

Neste ano, as empresas apresentarão softwares exclusivos para uso em exames por imagem. Os destaques ficam por conta dos programas que detectam a quantificação da dureza e da elasticidade de órgãos como o fígado, evitando procedimentos invasivos como a biópsia, para o diagnóstico de doenças hepáticas e tumores malignos. Além disso, serão expostos softwares que permitem uma melhor qualidade das imagens em 3D e que minimizam a necessidade de sedações durante o procedimento e de refazer o exame.

A ressonância magnética ganhou um novo aliado. Com o software que será comercializado a partir deste ano no Brasil é possível reduzir um grande desconforto para o paciente durante a realização do exame: o barulho. Equipamentos convencionais produzem ruído acima de 110 decibéis, que é equivalente a shows de rock ou turbinas de avião. Com o software há uma redução para aproximadamente 78 decibéis, similar a música ambiente, o que pode melhorar a experiência do paciente durante o exame.

Diagnósticos pela internet

Outro sistema que estará em exposição é o que centraliza documentos e imagens e os disponibiliza de acordo com um padrão criado pelos hospitais e clinicas. Dessa maneira, os prontuários dos pacientes ficam disponíveis online e podem ser acessados de forma rápida e prática pelos funcionários, mediante identificação e senha, tornando desnecessária a impressão de cópias e tornando o atendimento mais veloz.

Ferramentas que facilitam o fluxo de entregas de exames, proporcionando agendamento pela internet, melhorar comunicação entre médicos e pacientes também são uma tendência. Durante a JPR, essas novas ferramentas estarão disponíveis. Segundo empresas expositoras, houveram clínicas com redução de tempo em 50% de entrega de exames de ressonância pelo portal, 30% de tomografia e 20% de Raio-X.

Cada vez mais comum em pequenas cidades, onde os serviços de saúde demoram a chegar, equipamentos de telerradiologia estarão expostos. No serviço, são realizados no local, mas os laudos são feitos a distância. A tecnologia, até então disponível apenas internacionalmente, permite que radiologistas façam o laudo a partir das imagens que chegam pela internet.

Também serão apresentadas tecnologias que facilitam a condução de pesquisas individuais em imagens médicas e contribui para a discussão científica em uma comunidade online internacional, que permite o compartilhamento de experiências entre pesquisadores de diversos países. Também é possível, por meio do sistema, enviar dados para avaliação e recuperar os resultados de imagens para inclusão em estudos de pesquisas em andamento, bem como gerenciar protótipos e desencadear novas instalações.

Serviço

JPR’2014: Datas e Horários

Dias: 01 a 04 de maio de 2014

Exposição comercial: dias 01 a 03 de maio, das 9h às 19h. Dia 04 de maio, das 9h às 13h

Site: www.spr.org.br/pt/jpr/2014/