Um dos assuntos de destaque durante a 34ª Jornada Paulista de Cirurgia Plástica, será o combate à lipodistrofia em pacientes soropositivos, que é caracterizada pelo acúmulo de gordura na região da nuca, tórax e abdome e perdas substanciais no rosto, glúteo, braços e pernas. Essa condição é devida a ação do coquetel de medicamentos que os pacientes portadores de HIV fazem uso.
“A cirurgia plástica aparece como excelente opção para o tratamento desses casos, pois podemos trabalhar tanto na eliminação dos excessos de gordura nas regiões do corpo, como também na colocação de implantes para preencher as perdas nas pernas, braços e glúteos. Esses procedimentos também promovem a elevação da autoestima desses pacientes”, explica o Dr. Fernando de Almeida Prado, Presidente da SBCP-SP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo.
A lipodistrofia em pacientes soropositivos é considerada relativamente nova, pois os pacientes que tomavam o coquetel para combater o HIV tinham uma sobrevida de poucos anos. Com o avanço nas pesquisas, a eficácia do medicamento agora garante vida longa aos pacientes. Somente dessa maneira foi possível perceber os efeitos causados no corpo.
“Alguns pacientes quando começam a sofrer os efeitos do coquetel deixam de tomá-lo e isso representa um grande risco. Nossos esforços são para oferecer alternativas que possam reverter esse quadro”, comenta Dr. Fernando.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo a Jornada Paulista é considerada o terceiro maior evento do mundo e segundo maior do Brasil na especialidade, e tem como caracteriza ser um evento altamente científico e inovador, não havendo espaço para exposições de fatos sem evidências. Outro diferencial é o formato das mesas em PBL (Problem Based Learning), em que os casos são expostos e os componentes da mesa e plateia opinam sobre como resolver. Após as mesas os professores passam para outra sala (Sessão Virando a Mesa), onde serão novamente inquiridos pela plateia sobre os assuntos abordados. A JP terá também espaço para os cirurgiões explanarem sobre as técnicas que utilizam hoje, em relação há 10 anos.
Serviço:
Programação da 34ª Jornada Paulista de Cirurgia Plástica
Data: 30 de abril a 03 de maio
Local: Hotel Grand Hyatt
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 13.301, São Paulo (SP)
Organização: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo. (www.sbcp-sp.org.br)