Mais do que um emaranhado de dados, como o seu próprio nome diz, o conceito de BI (Business Intelligence) provê inteligência ao negócio na medida em que suas ferramentas trabalham no apoio às tomadas de decisões dos profissionais de níveis táticos e estratégicos. As informações agrupadas em banco de dados oferecem séries histórias permitindo, inclusive, o cruzamento entre elas.

Na área de saúde, independente do porte da instituição, as ferramentas de um BI contribuem para a busca e interpretação de informações armazenadas em tempo real não só para apoio nas decisões como também para medir produtividade, controle, avaliação e gestão dos estabelecimentos.

Ao garantir a qualidade das informações e o controle, o BI se torna atrativo ao setor de saúde já que pode trazer redução de custos sem comprometer a qualidade do atendimento. Veja abaixo três principais ganhos de um BI para a gestão de uma instituição de saúde:

1- Análise inteligente dos dados

Qualquer instituição de saúde gera diariamente uma infinidade de dados. Com ferramentas de um BI é possível converter a grande quantidade de dados disponíveis para a informação em conhecimento valioso e estabelecer uma comunicação rápida e eficaz com dados fáceis de serem interpretados. Assim, a partir de filtros, o processo analítico pode trazer pontos de vista multidimensionais, aprofundamentos, rotação de dados que permitirão não só o fornecimento dos dados detalhados para os analistas, mas também o monitoramento do desempenho.

2- Redução de custos

Ter um processo analítico das informações da instituição permite entender os acontecimentos passados e fazer previsões sobre o futuro. Além de usar certificado digital, o que elimina a necessidade de impressões no processo de atendimento, proporciona redução de custos sem comprometer a qualidade do atendimento. O uso do BI em saúde visa a geração de uma Inteligência que permite a identificação de problemas e a redução de desperdícios, tendo um impacto direto e significativo nos negócios.

3- Qualidade do atendimento

Com mecanismos adequados, o BI contribui para a gestão da oferta de serviços, o gerenciamento de programas e unidades de saúde bem como o acompanhamento da situação e histórico de saúde dos pacientes. A padronização das informações permite a geração de relatórios e indicadores com dados de exames, hábitos alimentares, internações, altas e outras informações sobre os pacientes. Além disso, pode proporcionar ao médico um ganho de agilidade na prestação do serviço e na satisfação dos seus clientes.