Flexibilidade

O profissional precisa ser flexível, tanto em pensamento quanto em ação. Não é interessante, aqui, ter uma pessoa que se apegue tanto a uma situação que não seja capaz de mudar e ter uma cabeça fechada para novos cenários. Na ação, é preciso que ele seja capaz de modificar um plano de ação ou uma estratégia adotada para busca de melhores resultados.

Criatividade

Em pequenas empresas, muitas vezes, algo é feito pela primeira vez. É necessário que tenha alguém que não precise de um processo pronto para realizar algo e, mais do que isso, alguém que pense fora da caixa é importante para o desenvolvimento de novas ideias e novos procedimentos.

Humildade

É frequente a participação de funcionários sênior de grandes empresas passarem a ter uma função igualmente sênior em uma Startup, mas essa pessoa precisa ser humilde e aceitar tarefas que, provavelmente, na empresa grande, alguém faria em seu lugar. As tarefas, em startups, são mais centralizadas, sendo necessário que um CEO participe de processos que um CEO de grande empresa não participaria.

Cabe ao entrevistador verificar quais as suas prioridades e buscar sempre pessoas que combinem com o restante do time. Afinal, um bom produto com um time que não funciona pode não adiantar tanto assim.


Traduzido e adaptado de: Inc.