Nome: Alexandre Costa

Local de Nascimento: São Paulo

Alexandre Costa é o nome por trás da marca Cacau Show e pode ensinar muito para outros setores da indústria. Mesmo com uma empresa tão diferente do que costumamos lidar, podemos aprender diversas lições com a Cacau Show e tirando exemplo de empreendedores de sucesso de diferentes áreas.

A mãe de Alexandre Costa vendia cosméticos, lingeries e utilidades domésticas de porta em porta e, em 1984, Alexandre decidiu começar a ajudá-la produzindo bombons. No início, não deu certo, ele abandonou a ideia, mas 3 anos depois a retomou produzindo ovos artesanais e trufas no comércio paulistano.

Ele passou a vender para grandes varejistas, mas, com a falência de um dos seus clientes, teve que repensar seu modelo de negócios. Voltou à venda por catálogos e abriu as primeiras lojas, entrando no modelo de franquias.

O que podemos aprender com ele?

1. Alexandre transformou um produto simples e para consumo próprio em presente, ou seja, ele agregou um valor àquele chocolate, tornando-o desejável e agradável de ser recebido. Se ele tivesse apenas feito barras de chocolate tradicionais, a história poderia ser outra, mas o investimento em embalagens, na experiência do usuário definiu a marca.

2. Nicho. Desde o início, a empresa conquistou o público de classe C, sendo uma versão mais barata das grandes marcas de chocolate para presentes, como a Kopenhagen, por exemplo. A loja já possui produtos mais caros e tem clientes de outras classes, claro, mas é sempre possível encontrar produtos acessíveis.

3. Persistência. Muitos empreendedores, após a primeira queda, mudam de ramo ou desistem completamente da ideia, mas Alexandre, como outros empreendedores de sucesso, se manteve no que acreditava, mudando o modelo de negócios quando necessário, mas fazendo o que pensou desde o princípio: chocolate.