Referência na área, SECONCI-SP promoverá ações em canteiros de obras para beneficiar 20 mil trabalhadores ao longo do ano no Estado de São Paulo
O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memórias às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho
Nesta segunda-feira, 28/4, é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalhador. Anualmente, cerca de 270 milhões de pessoas são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo e o Brasil é o quarto colocado no ranking, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O SECONCI-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo), entidade de responsabilidade social da construção paulista, é referência na área, e oferece serviços de saúde e segurança do trabalho aos 900 mil trabalhadores do setor e seus familiares.
“No mês em que é celebrada a luta pela saúde do trabalhador, o SECONCI-SP dá início a uma série de ações para beneficiar 20 mil trabalhadores do setor até o final do ano dentro dos canteiros de obras”, destaca o presidente do SECONCI-SP, Sergio Porto.
Os trabalhadores da construção civil contarão com atendimento odontológico completo e gratuito, além de participar de palestras sobre nutrição e alcoolismo. “Vamos levar atendimento odontológico e provocar reflexões sobre alimentação e nutrição diretamente nos canteiros de obras, atendendo com eficiência as necessidades que o empregado da construção civil dificilmente consegue preencher no seu dia-a-dia”, explica Porto.
As ações serão realizadas em canteiros de obras de 50 empresas de 11 cidades do Estado de São Paulo. Nas unidades móveis odontológicas do SECONCI-SP, dentistas realizarão consultas de rotina, limpeza e curativos, além de orientar sobre escovação, saúde bucal e câncer de boca. Haverá ainda palestras de nutrição, com avaliação do IMC (Índice de Massa Corpórea) e distribuição de cartilhas com receitas elaboradas com itens da cesta básica, e de prevenção ao alcoolismo, todas conduzidas por profissionais de serviço social e enfermagem. As cidades contempladas são: São Paulo, Santo André, Santos, Praia Grande, Riviera de São Lourenço, Cubatão, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Sorocaba.