Todo empreendedor de sucesso gosta de uma lista, tanto para se organizar como para se cobrar. Muitos livros inclusive funcionam como listas, um grande exemplo é “Os segredos da mente milionária” de Eker, T. Harv, uma ótima recomendação para quem busca bons hábitos para 2014.
Em forma de lista, traremos 25 características comuns a empreendedores de sucesso. Saiba que dificilmente você terá todas as características, mas a lista deve funcionar como um checklist para adquirir novos hábitos, então marque em um papel os pontos que você já possui e cobre-se a desenvolver os outros.
1- Faça o que gosta
Nada que você goste lhe trará 100% de tarefas e momentos bons. Muitas vezes será necessário fazer algo que não gosta para se manter feliz no trabalho ou no negócio. Frases como “Você sabe que descobriu o que gosta de fazer, quando todo domingo parece sexta-feira” são comuns, mas como você pode atingir isso?
2- Leve a sério o que faz
Muitos estudiosos e portais de noticias afirmam a mesma coisa: Nunca se quis empreender tanto quanto hoje. O EmpreenderSaúde acredita nisso, mas ao mesmo tempo questiona: O que é ser empreendedor pra você?
Ao mesmo tempo que esse número só aumenta, muitos já notaram que ser empreendedor se tornou a profissão da moda. O problema de se empreender porque está na moda é que você não acredita 100% no seu negócio, você acredita que o seu negócio lhe dará status e dinheiro.
Ambos são efeitos colaterais quando se acredita que seu negócio irá mudar o mercado e o mundo para melhor, e com isso se dedica tempo e alma. Ser empreendedor não é trabalhar em horário comercial, não é tirar férias ou receber salário, é acreditar mais do que qualquer um no seu empreendimento. Se você realmente leva a sério o seu negócio, já tem boa parte do caminho percorrido.
3- Planeje tudo
Não se gerencia aquilo que não se mede. Planejar e “colocar no papel” traz diversos benefícios, tais como: visão de mercado, pesquisa, compilação de dados, estabelecimento de metas, definição de métricas, mapa de evolução individual e coletiva etc.
E você? Já começou o seu planejamento para 2014?
4- Administre o dinheiro de forma inteligente
O sangue que corre nas veias de qualquer empresa é o seu fluxo de caixa, é o balanço entre receitas e despesas. Nenhuma novidade nesse ponto, mas sem dúvida um dos maiores tendões de Aquiles de qualquer empresa, e um dos maiores responsáveis por falências e demissões coletivas, por exemplo.
Empreendedores de sucesso tratam com muito carinho suas finanças, e esse deve ser um traço muito bem desenvolvido em qualquer pessoa, seja na sua empresa, seja com seus números pessoais.
5- Peça para as pessoas comprarem
Ser um gênio do marketing, a pessoa mais criativa no desenvolvimento do produto/serviço, ter um relações públicas de primeira linha, ou seguidores sociais engajados, de nada vai adiantar se você não chamar as pessoas para comprar seus produtos.
Há uma eterna discussão de quem é mais importante em uma empresa, marketing ou vendas. Sem dúvidas que ambos são fundamentais para qualquer empresa, mas de nada vai adiantar você ter uma equipe de primeira linha, ou focar em uma área ou outra, se você não pedir para seu público comprar o seu produto/serviço.
6- Lembre-se: Cliente, cliente e cliente
Quando se cria uma empresa, ter consciência de que o negócio não se trata do produto ou serviço, do preço que cobra, da concorrência ou qualquer outra coisa que não seja o cliente, é muito importante.
Com certeza conhecer o seu cliente é uma das práticas mais difíceis que existe, mas você tem que entende-lo melhor que ele mesmo. Será ele quem decidirá se seu produto será ou não um sucesso. Foque todos os esforços de desenvolvimento, comunicação, suporte etc, nessa figura.
Post relacionado: 4 Ferramentas essenciais para entender o seu cliente.
7- Passe a se promover mais (sem ser desagradável)
Antigamente, com o começo da bolha da internet, existia um conceito de que bastasse a sua empresa lançar um produto/serviço, que o mundo a descobriria e assim você ganharia importância e receita.
Hoje essa fórmula está longe de funcionar, a empresa precisa aparecer. Concorre-se com as redes sociais, jornais, novelas e muitos outros, pela atenção do cliente. Se não for atrás do seu público-alvo, ele não saberá sobre sua existência.
8- Construa uma imagem positiva do seu negócio
Hoje as marcas devem defender causas e se demonstrar profissionais, além de ser capazes de atender seu cliente na hora que ele quiser, onde e quando necessitar. Construir uma imagem positiva é fundamental para qualquer negócio, pois vivemos em uma era onde no nosso maior bem é a reputação.
9- Dê um jeito de conhecer seu cliente
Esse ponto é mais fácil para empresas menores e/ou estreantes, pois há mais tempo para ligar para esse cliente, oferecer serviços personalizados e construir uma relação mais íntima. Quanto mais você conhece-lo, mais chances terá de ele ver sua marca de maneira humanizada, e se for fizer muito bem essa pesquisa, poderá ser vista como uma amiga íntima desse cliente, alguém que entende suas necessidades e sempre estará lá para ajudar.
10-Nivele o jogo com tecnologia
Não existem mais desculpas para não se tornar competitivo ou ter o próprio negócio. Inúmeras são as ferramentas de gestão, educação e comunicação gratuitas existentes no mundo online e offline.
A vantagem da democratização da informação para uma pequena empresa, é que ela pode ter um negócio mais rentável e mais eficiente que o de uma empresa com faturamento na casa dos milhões, e ninguém vai saber disso.
11-Construa um time top de linha
“Uma andorinha não faz o verão sozinha”, ou seja, ninguém é bom em tudo ao ponto de mudar o mundo sozinho. Ter ao seu entorno uma equipe capacitada, dedicada e alinhada à visão, missão e valores do seu negócio, é fundamental para o sucesso.
12-Se torne o especialista da área
Quando você está doente, que tipo de médico você procura? O melhor, ou qualquer um tá bom? Provavelmente a sua resposta foi “O melhor, claro!”, então porque no mundo dos negócios seria diferente? Busque ser conhecido como especialista no assunto, e atrairá mais clientes.
13-Crie uma vantagem competitiva
A “pergunta de um milhão” que qualquer negócio deve se concentrar em responder é: Por que uma pessoa compraria o meu produto/serviço ao invés do da concorrência? As vantagens podem ser várias, por exemplo: um produto com uma maior garantia, mais eficiente, mais rentável, melhor custo-benefício, design mais inteligente etc.
14-Invista em você mesmo
Não é porque você deve se dedicar 24 horas, 7 dias por semana a seu negócio, que deve deixar de investir em si próprio. Os melhores empresários e empreendedores criam rotinas para ler diariamente, estudar, ir a eventos, aprender coisas novas etc. Encaram a mente como um músculo que deve ser constantemente exercitada e expandida, pois uma mente expandida nunca mais volta ao seu estado de origem.
15-Seja acessível
A vida não é corrida só pra você. Todos vivemos em uma sociedade dinâmica e cheia de tarefas a serem cumpridas. Quanto mais fácil de usar e amigável for o seu negócio, maiores são as chances do consumidor utilizar sua marca. Você deve estar preparado para vender quando o seu cliente desejar, aonde ele quiser e do jeito que ele gosta.
16-Tenha uma reputação inquestionável
Como dito antes, vivemos na era da reputação. Construa uma boa reputação ao cumprir suas promessas e manter consistência em seus atos. Ninguém compra nada de um vendedor com baixa reputação ou pouco confiável.
17-Venda benefícios
Vender características de um produto é coisa para empreendedor inexperiente ou aspirante. Usemos a Apple como exemplo: Esse é o iPhone, um smartphone que possui mp3 player, câmera fotográfica, acesso ao e-mail e internet. Que smartphone hoje em dia não possui todas essas características? Ao invés disso, a Apple traz um manifesto que defende uma causa, o design:
[quote text_size=”small” author=”Apple” link=”http://www.apple.com.br”]
Se todo mundo está ocupado fazendo tudo, como alguém pode aperfeiçoar alguma coisa? Começamos a confundir conveniência com alegria. Abundância, com opção. Projetar algo requer foco. A primeira pergunta que fazemos é: O que queremos que as pessoas sintam? Prazer, surpresa, amor ou conexão? A partir dai começamos a criar em volta da nossa intensão. Isso leva tempo… Há milhares de Nãos para cada Sim. Nós simplificamos, aperfeiçoamos, recomeçamos, até que tudo que tocamos… realce cada vida que toque. Só ai, assinamos o nosso trabalho.
[/quote]
Conclusão, a Apple não vende tecnologia e produtos apenas, ela vende conveniência e ferramentas que tornem a sua vida melhor.
18-Se envolva
Participe do ecossistema em que seu produto/serviço está inserido. Organize eventos, converse com as comunidades locais, crie laços com associações e faça parte do lado político, sempre com o objetivo de trazer melhorias à vida das pessoas.
19-Agarre a atenção
Um grande erro que startups e novos negócios cometem é criar campanhas de promoção com foco no longo prazo. Provavelmente o seu empreendimento irá por água abaixo antes de você atingir seu objetivo. Gasta-se muito dinheiro e a concorrência é maior. Foque em campanhas de menor custo e maior custo-benefício no curto e médio prazo.
20-Vire um ninja na negociação
Sem dúvida um dos pontos mais importantes, se não o mais, é dominar a arte da negociação. Do dia em que nascemos até nossa morte, negociamos diariamente. Você pode se considerar no rumo certo quando consegue gerar a sensação de ganho-ganho, ou seja, todas as partes da negociação se sentem vitoriosas com o fechamento de um acordo comercial.
21-Crie um ambiente de trabalho focado no sucesso
O ambiente em que trabalhamos influencia diretamente na nossa performance. Seja home office ou ambiente corporativo, desenhe e decore estes para tirar o máximo de produtividade e resultado. Torne o local de trabalho um centro de inspiração sem deixar de lado o ar profissional, principalmente para receber clientes e fornecedores.
22-Organize-se
Desenvolva sistemas e rotinas para tudo que for fazer, organize sua agenda e o seu negócio. Criar protocolos e procedimentos, como listas de tarefas, só lhe trarão aumento de produtividade e entrega de promessas. Além disso, a criação de listas de tarefas faz com quem liberemos espaços no cérebro para aumentar nosso desempenho nas atividades, já que você não precisa mais perder tempo para lembrar o que tem de fazer. Crie quadros de prioridades com prazos claros.
23-Descanse
Quando acreditamos no que fazemos, temos que resistir à tentação de trabalhar sem parar. Empreendedor não tem chefes lhes dizendo que é hora de ir pra casa, ou que não irá pagar por horas extras. Tire um tempo para se alongar, sair para almoçar, tomar um ar livre etc. Momentos de relaxamento durante a rotina só trazem benefícios e muitas vezes aumentam a produtividade.
24-Limite-se à quantidade de funções que assume
Ser multitarefa é um traço comum a todos os empreendedores de sucesso, mas isso pode levar um negócio à falência. Quando empreendedores acreditam que seu funcionário ou sócio não está trazendo o resultado esperado, logo correm para abraçar mais essa responsabilidade. Porém, saber delegar tarefas é uma característica muito importante a qualquer empresário ou empreendedor de sucesso. Sabe-se que ninguém é bom em tudo, e conhecer seus limites mentais, de talento e físicos é um enorme diferencial.
25-Acompanhe constantemente
Acompanhar constantemente seus clientes, parceiros de negócios e potenciais clientes deve ser um mantra para todos os empreendedores de sucesso. Manter um follow-up constante traz diversos benefícios, tais como converter um potencial cliente, aumentar o poder de negociação com fornecedores e fazer com que seus clientes retornem e lhe recomendem.
Matéria adaptada de: