O primeiro Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) 24h da cidade de São Paulo, será inaugurado hoje (6) em solenidade com a inauguração do CAPS Infantil da Sé e o anúncio da entrega de dezenove Residências Terapêuticas (RT), que possibilitam o processo de desinternação dos pacientes moradores de hospitais psiquiátricos.

Deixe o seu comentário sobre esta notícia

Tem mais informações sobre o tema? Então, clique

O impacto das RTs é permitir a integração entre o cuidado prestado nos CAPS e a convivência proporcionada pela moradia nestas unidades. Cada uma será o lar de oito pacientes egressos de internações em hospitais psiquiátricos. Em 2005, existia apenas uma RT no município. Em 2008, foram entregues nove e, somente no início de 2009, foram implantadas mais dez.

O CAPS AD terá capacidade de realizar 1150 consultas individuais, além de 80 grupos terapêuticos todos os meses. A oferta do serviço evita internações recorrentes, deixando os leitos hospitalares psiquiátricos para os casos de urgência que extrapolem a complexidade do CAPS. Já o CAPS Infantil atenderá crianças e adolescentes de 0 a 18 anos com transtornos mentais severos e persistentes.