Não é muito difícil ver jovens na casa dos seus 20 e poucos anos discutindo sobre expectativas, realidade e sucesso profissional. Eu mesmo já fui procurado diversas vezes para debater o assunto – que particularmente gosto muito – e, geralmente, são estudantes de medicina, amigos de graduação/MBA, empreendedores e profissionais em cargos considerados “reservas de talento” nas empresas.
Não me considero uma referência no assunto, e muito menos entendo porquê essas pessoas me veem desse jeito, acredito que muito tenha a ver com com minha história até aqui e a mudança de carreira que fiz.
Durante essa fase de transição da medicina tradicional, para a área empreendedora se passaram mais de 3 anos, com muitos momentos de dúvidas, sem ninguém a recorrer, sem apoio e outros problemas comuns nesse tipo de situação, mas principalmente a minha preocupação com meu sucesso profissional e pessoal.
Uma pessoa muito próxima com quem sempre tive esse tipo de papo, me mandou recentemente uma lista com “Os 12 Inevitáveis para o Sucesso”, pois se lembrou de mim e provavelmente do que vivo falando.
Resolvi compartilhar a lista e expor algumas experiências pessoais que justifiquei a minha concordância ou não com os 12 pontos.
Você Perderá Alguns Amigos
Essa é uma verdade, e também é algo muito natural a qualquer profissional. Seus amigos hoje podem não ser os mesmos daqui a 5 anos, basta tomarem caminhos diferentes na vida.
Já escutei frases como “Amigos vem e vão, porém guarde os poucos e bons que tem”, que me ajudaram bastante. Esforce-se para manter aquelas amizades que lhe acrescentam, que acreditam em você e que te estimulam a seguir em frente, seja lhe elogiando ou dando uma bronca.
Você Irá Pensar que Está Ficando Louco
Natural, se você tem foco na sua carreira e no seu sucesso profissional, faz parte de um pequeno grupo da sociedade. Por fazer parte de uma pequena amostra, falta apoio social ao que faz, e por isso vive se questionando quanto à validade das escolhas que tem feito.
Mas pare e pense: Quantos Bill Gates, Warren Buffet, Carlos Slim, Jorge Paulo Lemann ou Flávio Augusto existem? Com certeza não chegaram lá por fazer parte da maioria, e sim por terem foco e se fortalecerem constantemente para seguir atrás de seus objetivos.
Sentirá Dor
Sim, você vai ficar triste e sofrer perdas no caminho. Essa é a premissa das opções, você escolhe A e perde B. Sei que a realidade não é tão simples assim, mas se pararmos para pensar, essa dualidade é um fato.
Muitas vezes ao escolher por A e não B, pois julga essa a melhor opção para seu sucesso profissional e pessoal, você perderá o apoio de familiares, namorada/o, esposa, marido, amigos etc.
Falará em desistir centenas de vezes
Se alinha muito ao que falamos no segundo passo. O caminho natural do questionamento é o pensamento da desistência, mas lembre-se que para se ter sucesso em qualquer coisa que faça, seja pessoal ou profissional, persistência é fundamental. Parto do principio que sua “causa” seja bem pensada e analisada.
Perderá Dinheiro
Não existe fórmula para o sucesso. Muitos livros buscam vender essas matrizes, – eu mesmo já consumi diversos – mas todos chegam ao mesmo lugar, que é mostrar características comuns às pessoas que tiveram sucesso.
Dito isso, você irá gastar dinheiro em cursos, livros, palestras, filmes, investimentos errados, pessoas erradas e muito mais. No final, você deve buscar aprender algo com cada situação que passa, pois dessa maneira terá investido em si próprio, e não perdido dinheiro.
[Calma! Estamos na metade]
Chorará Antes de Obtê-lo
Por tudo que já comentei acima, você pode entender onde irá chorar durante sua trajetória rumo ao sucesso profissional.
Família e Amigos Irão te Desanimar
Durante uma sessão de terapia – recomendo a qualquer profissional – questionei o porquê da maioria das pessoas próximas nos desanimam e parecem sempre colocar obstáculos em nosso caminho.
A resposta acabou por parecer óbvia pra mim. Pessoas próximas gostam de você e se preocupam com sua felicidade. Associado a isso existe o fato de que a maior parte das pessoas não sabem onde querem chegar na vida, muito menos o que fazer pra isso. Por não fazer parte do seleto grupo de quem tem foco, acabam por seguir o caminho comum, que não tem nada de errado com isso se a escolha for essa.
Mas de novo, qual o caminho comum? O que você mais vê no mercado, executivos e presidentes, ou analistas e coordenadores? Veja, meu objetivo não é desmerecer esses cargos, todos devemos passar por eles para acumular experiência, mas a maioria continuará navegando por cargos semelhantes, sem foco no sucesso profissional, e muito, mas muito medo de se arriscar a fazer o que não é comum, ainda mais se tiver de abrir mão do CLT.
Conclusão, por se preocuparem e a maioria fazer parte do que é comum na sociedade, muitos familiares e amigos não enxergarão as mesmas oportunidades que você, pensarão que você se sacrifica demais para algo que não lhe da retorno financeiro (no curto prazo, principalmente) etc.
E tantos questionamentos podem te desanimar. Crie recursos internos para evitar isso e cerque-se de pessoas boas.
Deixo uma frase que fomenta meu ponto de vista quanto ao medo: “O único limite para nossas realizações de amanhã, serão nossas dúvidas de hoje” – Franklin D. Roosevelt
Duvidará de Você Mesmo Milhares de Vezes
Você já viu motivos suficientes para viver se questionando quanto ao caminho que escolheu para o sucesso profissional e pessoal.
Desenvolverá Hábitos Estranhos
Confesso que tive que pensar profundamente para levantar algum hábito “estranho” que tenha desenvolvido, e não cheguei a nenhuma conclusão. Acho que as pessoas mais indicadas pra isso são as pessoas próximas a você.
As Pessoas lhe Agredirão Sem Motivos
Ainda não fui agredido e espero não ser. Também não tive contato com ninguém que tenha passado por isso, mas não deve ser muito incomum se falarmos de agressão verbal e psicológica. Já tive amigos – que obviamente perderam esse status – que falaram não acreditar no que faço, afirmar sem embasamento que essa área não tem futuro etc. Lembre-se, cerque-se de pessoas que te levem para cima.
Tudo Valerá a Pena
Lembra quando falei sobre aprender com os erros? Acho que é disso que estamos falando nesse tópico. Para deslanchar na minha troca de carreiras tive de fazer uma escolha pessoal muito dura, mas que valeu a pena. Perdi muito por um lado, mas ganhei demais pelo outro.
Então, de repente, todos irão querer ser seu melhor amigo
Muitos não dizem publicamente isso, principalmente aqueles que não te apoiam hoje, mas o apoio só virá após seu sucesso profissional. Cansei de falar isso a familiares que lutei para ter apoio: “Só espero que o dia que realizar aquilo que acredito, você não seja um dos que virão dar um tapinha nas minhas costas e dizer ‘Tá vendo? Sempre lhe disse que estava no caminho certo.’”.
De tudo que falamos o que deve ficar é principalmente acreditar em si mesmo, escolher bem sua causa, encontrar sua missão e nunca, mas nunca esquecer da sua família. As pessoas da sua família são as únicas que você não deve se afastar ao não receber apoio. Lembre-se que são o alicerce para seu sucesso, e tenha maior certeza ainda de que nada vale ter sucesso profissional e pessoal, se não tiver com quem compartilhar.
Uma passagem para refletir é a do Alice no país das maravilhas. Durante sua jornada, a personagem se depara com uma bifircação na estrada, e pergunta ao gato que está na árvore “Que caminho eu tomo?”, o gato responde “Para onde quer ir?”, Alice “Eu não sei” e por fim o gato responde “Então não importa o caminho que você escolher.”