Em 2013, a Faculdade de Ciências Médicas de Santa Casa de São Paulo completa 50 anos de fundação. Para comemorar seu cinquentenário, a Instituição de ensino anuncia uma série de novidades. Entre elas, está o aprimoramento da grade curricular da tradicional graduação em Medicina.
Outra novidade é a inauguração, prevista para este ano, do novo prédio da Instituição que abrigará modernos laboratórios e salas de aula. Está programado também, para 2013, o lançamento do curso superior de Tecnologia em Radiologia, com duração de três anos.
Para o Dr. Valdir Golin, diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, as mudanças mostram o potencial e a renovação da Instituição de acordo com as necessidades do setor no país. “Nos consolidamos como uma Faculdade de excelência no Brasil e estamos empenhados em evoluir cada vez mais. Afinal, consideramos um dever social aumentar o número de graduandos e pós-graduandos para continuarmos formando profissionais diferenciados para cuidar da saúde da população brasileira”, afirma. Segundo avaliação do Ministério da Educação – ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), em 2011, a Faculdade Santa Casa de São Paulo foi classificada como a 1ª da capital paulista e a 7ª melhor Instituição de Ensino Superior em Medicina do Brasil.
Nesses 50 anos, a Instituição já formou mais de 4.500 médicos em 44 turmas de Medicina. Com os cursos de graduação em Enfermagem e Fonoaudiologia, soma 16 e 7 turmas, respectivamente. Hoje, a Faculdade totaliza cerca de 2.600 alunos distribuídos nos cursos de graduação e de pós-graduação, contando com 406 docentes ativos, dos quais 91% são doutores e mestres.
“Estamos acima da média de 15% de professores doutores apresentada pelas demais instituições. Temos um corpo docente diferenciado, o que nos propicia, inclusive, estabelecer o Núcleo de Relações Internacionais com universidades como Harvard e Brown, nos EUA, por exemplo. Além disso, recentemente, inauguramos o Instituto de Pesquisa da Santa Casa, em parceria com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que foi outro grande passo. Contamos com cerca de 40 grupos de pesquisa registrados no Ministério de Ciência e Tecnologia e quase 2 mil projetos de pesquisa”, enfatiza.
Além de Medicina, os cursos de Enfermagem e de Fonoaudiologia apresentam resultados positivos com a nota máxima no ENADE. “O que mais marca a Faculdade é o produto dela, os alunos que, em sua maioria, se destacaram e se destacam no meio médico, cientifico e de pesquisa. Os Ex-Santa são destaque em grandes organizações como a Secretária de Saúde do Estado São Paulo e instituições internacionais. Queremos continuar expandindo essa posição nos próximos anos”, afirma o Dr. Golin.
História da Faculdade
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição secular, de origem portuguesa, que se dedica, desde o século XVI, à assistência aos órfãos, idosos, pobres e doentes. A instituição transformou-se em um Hospital ao acrescentar a tarefa de tratar dos doentes às sete obras de misericórdia. Durante muito tempo, esse foi o único Hospital da cidade de São Paulo.
Em 1912, o Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, diretor clínico do hospital, apresentou à Provedoria da Irmandade um projeto que formalizava o ensino da Ciência Médica no próprio complexo hospitalar. Com aprovação no ano seguinte, o ensino médico foi iniciado na Faculdade de Medicina de São Paulo. Desse modo, o Hospital da Santa Casa foi o primeiro local a formar médicos e cirurgiões no Estado de São Paulo.
Em meados da década de 1930, com a criação da Universidade de São Paulo (USP), a “Faculdade do Doutor Arnaldo” integrou-se à Faculdade de Medicina de São Paulo e os alunos das cadeiras básicas se deslocaram para o prédio da Avenida Doutor Arnaldo.
A partir de 1933, os alunos da Escola Paulista de Medicina, organizada por médicos que remanesceram na Santa Casa, também circulavam pelo hospital, aguardando a construção de suas instalações, na Vila Clementino, e a construção do Hospital São Paulo.
Na década de 1950, a construção do Hospital São Paulo foi concluída, período em que o Hospital de Clínicas da USP estava finalizado e para onde foram todos os alunos da Escola Médica. Por essa razão, afirma-se que o Hospital da Santa Casa foi o berço das primeiras escolas médicas da cidade.
Nesse período, no entanto, os estudantes de Medicina foram deixando o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, assim como seu corpo clínico apresentava um declínio no atendimento aos doentes.
Em outubro de 1962, o então provedor, Christiano Altenfelder Silva, anunciou à mesa administrativa que estava aprovada a criação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Sua formatação didática foi estabelecida pela Associação dos Médicos da Santa Casa, presidida pelo cirurgião professor Emilio Athié. Ambos são, devidamente, considerados os fundadores desta Faculdade.
No dia 24 de maio de 1963, foi proferida a aula inaugural do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, pelo acadêmico Pedro Calmon, Reitor da Universidade do Brasil. O reconhecimento oficial do curso foi emitido por meio do Decreto Federal n.º 62.044, datado de 4 de janeiro de 1968.
Em 2000, o Ministério da Educação aprovou a criação do curso de Enfermagem com o conceito “A” e o início das atividades didáticas em 2001. Neste mesmo ano, foi aprovado o curso de graduação em Fonoaudiologia, iniciando as atividades didáticas em 2002, também com conceito “A” pelo MEC.
Sobre a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo: Tradicional instituição de Medicina, criada em 1963, completará 50 anos em 2013. Atualmente, também oferece graduação em Enfermagem e Fonoaudiologia, além de diversos cursos de especialização, mestrado e doutorado, na Pós-Graduação. Em sua infraestrutura, apresenta importantes laboratórios como de Anatomia, Imunologia, Microbiologia, Farmacologia, Bioquímica, Técnica Cirúrgica, Fisiologia, Biologia Molecular, Cirurgia Experimental, Centro de Simuladores, além de ambulatórios, enfermarias e Centros Cirúrgicos do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo, conveniado com a Faculdade. Visite o site: www.fcmsantacasasp.edu.br.
Informações para a imprensa:
Fran Press Assessoria de Imprensa / (11) 3064-4575
André R. Furtado / [email protected] – Ramal 205
Diego Aquino / [email protected] – Ramal 204