O Centro de Oncologia do Hospital São Camilo Santana oferece ambiente acolhedor, atendimento focado na segurança do paciente e equipe multiprofissional especializada. A Unidade oferece ainda o serviço do Centro de Infusão de Medicamentos, o Ambulatório de Dor e um Grupo de Cuidados Paliativos para garantir um tratamento completo e seguro.
Os pacientes da Zona Norte têm à disposição infraestrutura para realização de exames diagnósticos como radiologia, endoscopia e anatomopatológico (biópsia). O atendimento e o tratamento são realizados por uma equipe completa formada por oncologistas, equipes cirúrgicas especializadas, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, psiquiatras, psicólogos e farmacêuticos. O Hospital conta ainda com tecnologia e corpo clínico qualificado para realização de cirurgias de alta complexidade, quando é necessário.
“Nosso foco é a excelência no diagnóstico, atendimento e tratamento do paciente. Sabemos que a doença impacta não apenas o paciente, mas também toda a família. Por isso, nossa maior preocupação é orientar, acompanhar e minimizar ao máximo os desconfortos da doença”, explica a oncologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Miriam Hatsue Honda Federico.
A infraestrutura é composta por 23 leitos de internação, unidade ambulatorial para quimioterapia com seis boxes confortáveis e privativos, dois consultórios, uma farmácia de manipulação para medicamentos quimioterápicos e um espaço especialmente preparado para atendimento e orientação de pacientes e familiares.
O Centro de Infusão de Medicamentos é um espaço dedicado ao atendimento de pacientes oncológicos e de pacientes que sofrem de doenças autoimunes. A equipe capacitada é formada por médicos especialistas, enfermeiros e técnicos especializados para prestar todos os cuidados de forma individualizada.
Os tratamentos contam ainda com a expertise e o acompanhamento dos profissionais do Ambulatório de Dor e do Programa de Cuidados Paliativos, que inclui geriatras. Preocupado com a segurança do paciente ao longo de todo o processo, o Hospital São Camilo Santana investe na padronização de procedimentos e em medicamentos de referência. A Instituição é reconhecida pela certificação nacional de qualidade ONA nível de excelência e pela Acreditação Canadense.
De acordo com a Fundação Oncocentro de São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde, o câncer, que era o quinto fator de morte na população brasileira em 1980, é desde 2008 o segundo maior fator, representando quase 17% dos óbitos por causa conhecida. Os tipos mais incidentes são câncer de pele do tipo não melanoma, além dos cânceres de próstata e de pulmão, no sexo masculino, e os cânceres de mama e do colo do útero no sexo feminino.