Mudança de estação favorece o aumento de casos de catapora, doença que, ao contrário do que muita gente pensa, pode levar à morte

A primavera, que começou no último dia 23 e vai até 21 de dezembro, é a estação das flores e das cores, mas há males cuja incidência aumenta nesse período do ano. É o caso da varicela, popularmente conhecida como catapora, que se dissemina mais com a mudança de estação. Em Goiás, no ano de 2012, foram registrados 4.414 casos da doença, 356 deles com internação.

Febre alta e manchas avermelhadas pelo corpo são os primeiros sintomas da doença. Logo, formam-se pequenas bolhas, que se rompem e viram lesões. Nessa fase, a doença é altamente contagiosa. De acordo com o infectologista do laboratório Atalaia, Dr. Alberto Chebabo, na maioria dos casos o tratamento é feito apenas com medicações para a coceira e a febre. Mas, em situações especiais, o médico pode indicar tratamento específico com antivirais. “Atenção para dois detalhes: é proibido administrar antiinflamatórios ou aspirinas, e as feridas devem estar sempre limpas, pois a falta de higienização favorece a infecção”, diz.

O médico ressalta que, ao contrário do que muita gente pensa, a catapora pode, sim levar à morte. Em Goiás, em 2012, foram nove casos de óbito por causa da doença. “O vírus pode se espalhar para outras partes do corpo e evoluir para uma pneumonia ou encefalite (inflamação aguda do cérebro), gerando complicações que podem levar à morte. O risco existe, principalmente em adultos”, enfatiza.

A melhor forma de prevenir a doença, segundo Chebabo, é por meio da vacinação. A dose deve ser dada aos 12 meses, com reforço entre 4 e 6 anos. Apesar de ser raro a criança pegar a doença quanto foi vacinada, caso aconteça, será de uma maneira mais branda. O recado também vale para pais e cuidadores que não tiveram a doença ou não estão imunizados: o melhor é se prevenir por meio da vacina. A restrição é apenas para as grávidas.

Sobre o Atalaia Medicina Diagnóstica

O Atalaia nasceu há 45 anos em Goiás e atualmente possui 24 unidades de atendimento em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade e Anápolis. Considerado referência no segmento de medicina diagnóstica, o laboratório disponibiliza serviços e soluções inovadoras, oferecendo qualidade, confiança, credibilidade, conveniência e tecnologia de ponta a seus clientes. Com o objetivo de buscar continuamente mais conforto aos pacientes, o Atalaia desenvolveu o modelo de atendimento integrado na unidade conceito Setor Bueno, que oferece todos os serviços disponibilizados pela marca em um ambiente totalmente diferenciado. O laboratório conta, ainda, com o programa Atalaia Melhor Idade, que proporciona atendimento exclusivo para os idosos e uma série de vantagens, como a taxa da coleta domiciliar gratuita e descontos especiais no valor dos exames de análises clínicas e anatomia patológica. O Atalaia disponibiliza, ainda, mais de três mil tipos de exames, além do serviço de vacinas. Para mais informações acesse o site www.atalaia.com.br ou entre em contato no Atendimento ao Cliente no (62) 4004-8860.