Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Vinagre, lâmpada e 70 mil vidas salvas

Publicidade

 

 

Um um congresso que geralmente o remédio apresentando com a melhor relação de custo efetividade costuma custar 5 dígitos por mês (em dólares) para modificar 1 dígito no tempo de sobrevida (em semanas), o destaque para uma abordagem barata que salva vidas merece repercussão.

Dr. Surendra Srinivas Shastri, médico e professor de oncologia preventiva do hospital Tata Memorial de Mumbai, apresentou um estudo durante o Congresso da American Society of Clinical Oncology (ASCO), em Chicago neste mês, descrevendo um método simples para detecção de cancer de colo de útero, doença responsável por 275.000 mortes por ano no mundo, sendo 80% dos casos registrados nos países em desenvolvimento.

O método de detecção do câncer de colo de útero através do vinagre testado na Índia – chamado de detecção visual – consiste no uso de vinagre, de gaze e de uma lâmpada de halogêneo e exige uma formação básica para enfermeiros ou profissionais da área de saúde. No exame, o profissional de saúde esfrega o colo do útero da mulher com vinagre, o que faz com que os tumores pré-cancerígenos fiquem brancos. Os resultados são apresentados um minuto depois, quando a luz da lâmpada é utilizada para inspecionar visualmente o colo do útero.

O estudo foi conduzido durante 15 anos com 150 mil mulheres indianas de 35 a 64 anos, examinadas a cada dois anos. Os resultados mostraram uma redução de 31% na taxa de mortalidade provocada pelo câncer de colo de útero!

Dr. Ted Trible, do National Cancer Instituto (NCI) descreveu resultados, com entusiasmo, uma vez que as estimativas apontam para potencial de mais de 70 mil vidas salvas a cada ano com esta estratégia

 

Resultados como este, em locais onde o Papanicolau não é disponível, mostram que ainda há espaço no mundo para avanços na prevenção e detecção precoce. É fundamental que agenda científica tenha olhos para esta necessidade que tem no seu o lucro maior uma chance de salvar uma vida.

Gráfico da mortalidade (Shastri, ASCO 2013)

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta