Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Uma visão para o futuro: reinventando a cidade

Publicidade

Reinventar a cidade como um todo, oferecendo infraestruturas e planejamento urbanístico para um desenvolvimento de habilidades e potenciais muitas vezes inexploradas é o projeto com a qual a prestigiada aceleradora Y Combinator tem em mente para o futuro.

A proposta, de acordo com o site do Y Combinator, é criar uma cidade que todo mundo, não importando o background em tecnologia, consiga viver e ter uma qualidade de vida adequada. Para tal, são necessários identificar diversos fatores que impedem que as cidades moldadas nos modelos atuais não tenham atingido o ideal deles.

Um dos desafios é o custo de habitação (housing): como que se pode oferecer condições de moradia adequado e acessível para a população ao mesmo tempo evitando a gentrificação. O transporte dentro da cidade, seja via veículo próprio seja via transporte público devem ser repensados para oferecer mais segurança, comodidade e rapidez – e aqui pode-se ter grande envolvimento das tecnologias. O envolvimento do governo com a cidade em si também pode ser revolucionado com o avanço tecnológico como em relação à transparência e comunicação.

A lista é extensa, se não interminável. Diversidade, entretenimento, segurança pública, saúde e assistência médica, desenvolvimento de bairros e comunidades, trânsito, poluição ambiental, sonora e visual, educação, integração de comunidades, justiça, privacidade…

Mas ao mesmo tempo, essa abordagem para repensar no papel das cidades, nas interações humanas e em como trazer uma qualidade de vida numa perspectiva de startup e aceleradora seja única e revolucionária.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta