HIS17 | Healthcare Innovation Show Compre 1 convite e leve 2, e economize 50% durante a pré-venda! Saiba mais

Tempo de Mudanças

Publicidade

Na revista anterior escrevi sobre como as manifestações ocorridas nos últimos meses gerariam grandes transformações e como seria difícil prever o que estava por vir. Logicamente não sabemos a resposta sobre este futuro, mas já podemos sentir essas consequências no setor. E elas fazem jus à importância que o tema da saúde tem para o debate eleitoral, que daqui a um ano estará em momento decisivo. Afinal de contas, Saúde sempre foi uma grande vitrine para a política brasileira independentemente de partido.
Não que as reclamações das ruas fossem desconhecidas ainda mais por você, caro leitor, que acompanha o setor da Saúde diariamente e sabe das dificuldades de se atuar em um segmento tão politizado e com dificuldades de financiamento. Mas agora tais problemas ganharam força com promessas de investimentos, passeatas, e talvez, até uma espécie de revolução na carreira do médico que atua no Brasil.
Sobre essas consequências e mudanças em voga no setor, nada melhor do que uma reflexão com o economista e filósofo Eduardo Giannetti da Fonseca. Em entrevista a Verena Souza, ele aborda o descompasso entre o aumento de renda da população e a falta de investimentos em serviços, e propõe um redesenho do sistema. Também nesta edição, uma linha do tempo detalha o ?Programa Mais Médicos? e seus possíveis desdobramentos.
As manifestações também refrescam um tema há muito discutido pela revista FH: o Edifício Saúde. Na reportagem sobre o IT Mídia Debate você verá como o gestor se encontra entre o mundo ideal de descentralizar o modelo hospitalar para atender um novo perfil de paciente e o mundo real, onde é preciso suprir rapidamente a demanda de novos entrantes da saúde suplementar e da falta de leitos hospitalares. Esses são apenas alguns dos desafios colocados por nossos debatedores e tais dificuldades sempre geraram outros questionamentos de ordem cultural ou estratégica, afinal, vivemos tempos de grandes transformações.
 
Boa leitura!

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta