Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Startups que trazem diagnósticos para a palma das mãos

Publicidade

Foi-se o tempo que exames e diagnósticos eram caros e restritos a uma pequena parcela da população. Médicos e pacientes não tinham muitas opções e para agravar a situação, os resultados levavam dias ou semanas para saírem e pacientes tinham que se dirigir novamente ao local para a retirada dos exames e só depois encaminhar para seus médicos.

Que processo complicado não é mesmo? As pessoas têm o direito de acessar exames de qualidade com rapidez, preço baixo e praticidade, não é verdade?

E é justamente com esse pensamento que diversas startups vem inundando o mercado de exames e diagnósticos com propostas inovadoras e disruptivas para o mercado. E não pense que dentro desse grupo estão apenas empresas com dispositivos vestíveis – wearables, existem muitas outras formas de melhorar a área de exames e diagnósticos de saúde.

Abaixo você conhece algumas dessas empresas:

Scanaduu

O slogan dessa empresa sintetiza claramente a missão dessa organização: “Imagine um futuro onde você pode se conhecer melhor”. Através de um único dispositivo, dados como Temperatura, Pressão Sanguínea, Batimentos Cardíacos, Oximetria, Eletrocardiograma, HRV – Variabilidade do Ritmo Cardiaco e Stress são medidos rapidamente por qualquer pessoa e em qualquer lugar.

 scanadu

Essa empresa californiana começou através de uma campanha no Indiegogo, onde arrecadou quase 1,7 milhões de dólares. No site do Scanadu você encontra mais informações sobre o projeto.

Theranos

Já pensou como seria bom fazer um exame de sangue sem precisar tirar aquela quantidade enorme de sangue? Ou melhor, se tais exames fossem possíveis apenas ao levar uma picada indolor no dedo para retirar uma pequena gota de sangue e tal procedimento pudesse ser feito em qualquer farmácia? Perfeito não é mesmo? Isso já é possível graças a Elisabeth Holmes, a mulher mais jovem no ranking anual dos 400 americanos mais ricos, realizado pela revista americana Forbes.

Aos 19 anos, Elisabeth decidiu que o dinheiro que gastava com sua faculdade poderia ser melhor aproveitado para revolucionar a Saúde. Até então, exames de sangue eram difíceis, caros e basicamente eram feito da mesma maneira desde 1960.

theranos

Frascos de coleta da Theranos medem apenas 1,29cm

Ao fundar a Theranos, Elisabeth conseguiu trazer ao mercado americano testes que custassem menos da metade do valor estipulado pelos laboratórios. Quer ter uma ideia dos preços da Theranos? Sua empresa cobra 35 dólares para um teste de fertilidade, sendo que o valor tradicional em laboratórios pode chegar à 2 mil dólares.

O valor de mercado da empresa é de cerca de 9 bilhões de dólares e mais informações podem ser encontradas no site da empresa.

Eko

O estetoscópio foi criado há 200 anos e agora finalmente receberá um novo upgrade. Um dispositivo chamado Eko Core é acoplado em estetoscópios comuns, amplifica e grava os sons obtidos pelo equipamento e envia tais dados para um app para Iphone via conexão wireless. Dessa forma, médicos podem comparar tais dados em consultas futuras para avaliar efeitos de um tratamento específico, por exemplo.Eko-Stethoscope

Para o futuro, a Eko tem grandes planos para o Core. Atualmente estão desenvolvendo um algoritmo para comparar os batimentos cardíacos do paciente e identificar se tais batimentos estão normais ou possuem alguma anomalia, tudo de forma automatizada. A medida que o software do Core for sendo usado, mais dados serão captados e dessa forma a exatidão dos resultados melhorarão consideravelmente.

Atualmente o dispositivo Eko já foi aprovado pela FDA, órgão americano que regulamenta, entre outras coisas, tais instrumentos médicos.

Oportunidades

O mercado de exames e diagnósticos possui muitos gaps que podem ser explorados por startups. A implementação de novos softwares, hardwares ou maneiras que otimizem os processos dos exames já existentes são gargalos que novos empreendedores podem aproveitar para trazer  inovações ao setor.

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta