Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Startups de Saúde: Não percam o Desafio Pfizer 2016

Publicidade

Descobrir startups inovadoras e incentivar tecnologias digitais que podem mudar a forma como cuidamos da saúde.  Esse é o objetivo do Desafio Pfizer, que selecionará três empresas brasileiras de Saúde Digital para mentoria com executivos da multinacional no Brasil e nos Estados Unidos. Em sua segunda edição, a iniciativa é promovida em parceria com a Berrini Ventures, aceleradora de startups na área de saúde. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas no site www.desafiopfizer.com.br e seguem até o dia 4 de setembro.

Podem participar startups brasileiras em três etapas: “early-stage” (em fase inicial de desenvolvimento), “commitment” (empresas já constituídas, com solução em uso beta por usuários) e “scalling” (com produtos finalizados e em crescimento expressivo no número de clientes).  Entre as empresas inscritas, 12 serão selecionadas para apresentar seus projetos a uma banca multidisciplinarformada por executivos da Pfizer, da Berrini Ventures e de hospitais e grandes empresas na área de saúde.

As três vencedoras serão anunciadas no dia 27 de setembro, durante o Hospital Innovation Show, em São Paulo.

Entre os mentores do Desafio estão Maria Lanzarone (Pfizer/EUA), Regional Brand Lead Director, Silvio Ferrari (Pfizer/Brasil), Business Unit Director, e Fernando Cembranelli, CEO da Berrini Ventures. O grupo terá encontros presenciais e virtuais com as startups vencedoras.

Os três primeiros colocados também participam do ciclo de aceleração da Berrini Ventures. “Só nos Estados Unidos, o setor de Digital Health recebeu quase 1 bilhão de dólares em investimento nos primeiros quatro meses do ano. No Brasil, o mercado ainda é incipiente, mas tem grande potencial de se desenvolver”, destaca Cembranelli.

Desde 2004, a Pfizer investe em empresas inovadoras em todo o mundo por meio da Pfizer Venture Investments, seu braço em Venture Capital.

Vencedores da primeira edição

Realizada em 2015, a primeira edição do Desafio Pfizer teve quatro vencedoras: LinCare (que desenvolveu uma pulseira inteligente para monitoramento de idosos), Epistemic (com projeto de dispositivo para detecção antecipada de surtos epilépticos), DoctorID (tecnologia para gestão de escalas e plantões médicos) e Clever Care (solução para monitoramento de pacientes a distância).

Para Ana da Mata, Fundadora da LinCare, participar do Desafio foi uma experiência rica e que ajudou a empresa a se desenvolver. “O contato com uma grande empresa de renome mundial nos fez amadurecer e enxergar possibilidades através da ajuda e da colaboração dos mentores da Pfizer. Ganhamos uma aprovação do negócio e a ajuda de experts que colaboraram para a startup”, afirma. Outro ponto de destaque, segundo Da Mata, é a ajuda da Berrini Ventures na aproximação das startups ganhadoras ao mercado de São Paulo. “Trocamos contatos, participamos de eventos e nos ajudamos. Isso é  incrível.”

Mentor do Desafio Pfizer em 2015, o Diretor Comercial da Pfizer Vagner Pin ressalta que a mentoria é um processo de mão dupla. “Em nossas conversas provocamos os empreendedores a ter uma visão de planejamento e financeira mais estratégica,  de longo prazo, ao mesmo tempo que aprendemos lições importantes que se encaixam perfeitamente em uma organização global, como pensar grande mas começar pequeno e validar suas estratégias ao longo do percurso”, ressalta. “Minha mensagem para quem vai se inscrever é que empresas globais estão cada vez mais buscando inovação e nutrindo o terreno das startups na busca de soluções para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.”

Desafio Pfizer

Inscrições: até 4 de setembro no site www.desafiopfizer.com.br

Avaliação das 12 startups finalistas: 15 de setembro

Premiação das 3 startups vencedoras: 27 de setembro

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta