Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Startup Weekend São Paulo 2016: Uma experiência inigualável!

Publicidade

 O Startup Weekend Saúde terminou ontem (24/7), mas eu estou até agora tentando entender o que foi esse furacão que passou por nossas vidas. Foram 54 horas de muito aprendizado trocas, discussões e, no final, um resultado absolutamente surpreendente.

Que privilégio poder testemunhar tantos profissionais e apaixonados por saúde lutarem para transformar seus sonhos realidade, através de startups.

O Startup Weekend é um evento apoiado pela Google Foundation, em que times de até 8 pessoas tem que desenvolver uma ideia, em apenas um final de semana, passando por validação, MVP ou produto mínimo viável e PITCH ou apresentação.

O fato do evento ser no Hospital das Clínicas abriu muitas possibilidades, sendo que os times foram no Instituto de Cardiologia, Instituto do Câncer, Instituto de Psiquiatria, Instituto da Criança e outros, a fim de validar suas hipóteses. Foi muito bom ter também estudantes e profissionais da FMUSP como participantes do evento.

A importância de validar suas hipóteses fica evidenciada, conforme os times foram alegrias e frustrações de descobrir se suas hipóteses eram aceitas ou rejeitadas pelo mercado, num processo intenso de aprendizagem.

IMG_6654

Foto: Mentores Startup Weekend Saúde 2016

Quando muitos times pensaram em DESISTIR, o desejo de PERSISTIR falou mais alto e os times continuaram. Mesmo quando ainda estava se discutindo qual ideia a seguir, num sábado à noite. Será que daria tempo ?

Quando o time vencedor foi anunciado, lágrimas vieram nos olhos de toda a platéia. A ideia do time veio de uma da participante Marina, cujo pai havia perdido a voz e desde então, nunca mais havia falado com a própria voz, apenas com voz mecanizada. O time teve a capacidade de em 54 horas desenvolver uma versão inicial da solução e apresentar uma paciente falando com sua própria voz, o que não acontecia há 16 anos.

O segundo lugar foi para o time No Dia, focado em resolver consultas médicas marcadas no mesmo dia e o terceiro lugar foi para a startup Acompanhare, um aplicativo para chamar acompanhantes, de pacientes.

IMG_6721

Foto: Time do Startup Weekend Saúde 2016

Mesmo para os jurados, que não tiveram contato prévio com as startups, ficou nítido o envolvimento deles com todo o resultado do Startup Weekend Saúde. Particularmente, fiquei muito tocado pelo comentário do Dr. Francisco Ballestrin, presidente da ANAHP:

“‪Parabéns a todos estes “meninos e meninas” que transformam o Brasil. Nada de um país aparelhado e voltado para o compadrismo e cartas marcadas. Competição e empreendedorismo puro e sadio na veia. É um novo Brasil com novo ânimo. Parabéns aos vencedores e aos que competiram. Startup Saúde Weekend um sucesso nas maos de toda organização & Colaboradores.” Dr. Francisco Ballestrin, Pres. ANAHP

Saímos TODOS motivados a replicar eventos como este no futuro próximo e temos CERTEZA, que sem dúvida alguma, os objetivos foram atingidos.

IMG_6646

 

Foto:(Direita para esquerda) Mariana Wiezel, Dra. Marisa Madi(DIREX Inrad), Diógenes Silva (Anestech), Marizilda Brizotti, Rosi Sabino e Daniel Balado

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta