Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Seu negócio é sustentável?

Publicidade

Nesta edição trazemos uma reflexão sobre sustentabilidade, termo usado tão corriqueiramente que, muitas vezes, tem o seu valor distorcido. Apresentamos para você, caro leitor, uma discussão que vai além das práticas associadas ao marketing e aos balanços de responsabilidade socioambiental, que costumam ser repletos de sorrisos dos colaboradores.
Queremos que você reflita sobre o seu negócio e como a sustentabilidade da sua empresa e a sua responsabilidade como agente do setor podem ser impactados. Muito mais do que cuidar da pracinha ao lado da empresa, o gestor de saúde deve ter em mente quais são as consequências que o seu negócio pode causar no entorno da comunidade e como atuar de forma efetiva para reduzir e até eliminar esses danos.
Estamos falando em tratar de doentes, evitar novos pacientes, e não ser um agente causador de malefícios -, fato que torna a missão do setor uma grande contradição.
As ações para reduzir esse impacto vão além de cumprir o que a legislação exige, elas permeiam desde a própria saúde do colaborador empregado na instituição até a escolha pelo fornecedor, entendendo este como uma extensão da empresa – ou você gostaria de ter um prestador de serviço com práticas ligadas à corrupção, destruição do meio ambiente ou trabalho escravo?
E é isso que abordamos no IT Mídia Debate desta edição: como as instituições de saúde estão percebendo, mesmo que lentamente, o valor que a sustentabilidade traz ao negócio. E vimos que isso está diretamente atrelado a boas práticas com todos os envolvidos e à perenidade, pois cada vez mais as instituições financeiras irão considerar a responsabilidade sócio empresarial como um componente para avaliação de um empréstimo, por exemplo. Será comum a cobrança por práticas sustentáveis, pois há também um novo tipo de consumidor: o consciente.
Ainda dentro da temática redundante mas necessária ?saúde da empresa de saúde?, entrevistamos a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que será palestrante do Saúde Business Forum 2013, sobre os impactos do adoecimento do planeta na saúde da população. E essas consequências, como já mencionado acima, são também preocupações que devem estar na pauta do gestor socialmente responsável para um presente melhor e um futuro sustentável.
Boa leitura!

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta