Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Sempre é tempo para evoluir

Publicidade

A tecnologia móvel já faz parte do dia a dia de quase todos os modelos de negócios. São milhares de aplicativos, modelos de Smartphones e tablets em todos os segmentos, inclusive na área da saúde. Tenho visto diversas aplicabilidades em instituições hospitalares que tem gerado diversos ganhos de produtividade, além de maior integração e acessibilidade de dados.  De dados de atendimento, passando por fluxo de materiais, custos, tudo pode ser ancorado em nuvem e mapeado de qualquer lugar, com mais eficiência e assertividade.

Gestores hospitalares já conseguem dimensionar melhor suas rotinas e processos, com possibilidade de reestruturação de escalas e equipes. Controle sobre prescrições também ganham mais segurança, com mapeamento dos medicamentos utilizados, em que dosagem, hora e para quem, gerando relatórios que revelam todo o fluxo das administrações e possíveis necessidades de acertos.

Diante de tantos benefícios da tecnologia, é difícil acreditar que ainda existam gestores resistentes em seu investimento, alegando falta de recursos. O fato é que todo o investimento da tecnologia, bem aplicado em suas demandas, se paga com o retorno das suas otimizações – em tempo, em estoque, em segurança, em dinheiro, entre outros.

Acredito, no entanto, que muitas das resistências embasadas em falta de recursos se escondam em falta de cultura, conhecimento e receio de evoluir, especialmente, nas gerações mais antigas, como a minha. Para estes, meu conselho é de que é sempre possível se abrir para o novo, colocando a mão diretamente na massa ou apenas delegando a quem realmente entenda do assunto. O que não podemos é parar no tempo! O tempo urge e a tecnologia e a concorrência tem pressa.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta