Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Quem são os “superstars” da área biomédica do Google?

Publicidade

Você é um grande empreendedor, empresário e inovador? … então o Google precisa de você! O nome dele é Ray Kurzweil [1] e [2] e migrou para o Google em 2012 para ser Diretor de Engenharia do Google [3].

Você é uma proeminente cardiologista de Harvard Medical School? … então o Google precisa de você! O nome dela é Jessica Mega e foi trabalhar no Google em maio deste ano para ser a CMO (Chief Medical Officer) da empresa Google X que é o braço de pesquisa do Google [4].

Você é um famoso médico de doenças mentais e dirige uma das maiores instituições dessa especialidade nos EUA? … então o Google precisa de você! O nome dele é Thomas Insel [5] e foi Diretor durante 13 anos do National Institute of Mental Health (NIMH) [6]. Ele vai para o Google Life Sciences em novembro deste ano desenvolver tecnologias para antecipar a detecção e tratamento de problemas de saúde mental.

Você é uma famosa bióloga molecular e geneticista e, também, líder da pesquisa de envelhecimento da renomada Universidade da Califórnia de San Francisco (UCSF)? … então o Google precisa de você! O nome dela é Cynthia Kenyon [7] e foi em abril de 2014 para a empresa de biotecnologia do Google chamada Calico [8].

Segundo a visão de alguns analistas, essa atração de grandes nomes da área de biomédica da academia está pavimentada pela “grana” (remuneração com altos salários) – l´argent c´est l´argent – e, também, pela grande disponibilização de recursos e de infraestrutura para pesquisa pelo Google, o que motiva os pesquisadores que não querem apenas serem medidos por trabalhos científicos publicados, como também (para alguns, evidente!) querem ser medidos por “coisas realizadas” [9]. Em contrapartida eles são cobrados pelo cumprimento de metas e orçamentos que aparentemente é uma cobrança natural do patrão Larry Page [10] e [11].

Ver também aqui outras referências sobre o investimento de empresas de tecnologia em saúde aqui: [12], [13], [14], [15], [16], [16.a], [16.b] e [16.c].

Onde a organização Google está utilizando as mentes com “notória especialização” oriundas da academia nas suas atividades de pesquisa e desenvolvimento (R&D)? Nos seguintes empreendimentos, a saber:

[a] Calico: é a empresa de biotecnologia do Google que está pesquisando o envelhecimento (excelente negócio!) e é comandada pelo ex-CEO da Genentech Art Levinson [17] e já tem tem comprometido com centenas de milhares de dólares nas suas novas instalações de pesquisa [18] e [19]. Grande Sacada: trazer quem conhece de genética para comandar a pesquisa de envelhecimento! A velhice hoje é a grande preocupação da indústria de saúde. Na União Europeia (UE) em 2050 a população idosa terá participação de 77% e as doenças crônicas vão consumir 80% do orçamento de saúde da UE … “simples assim”! [20] e [21];

[b] Life Sciences: é o braço do Google que está trabalhando [22] [23] com a farmacêutica suíça gigante Novartis (3ª maior “farma” do mundo [24]) para desenvolver lentes de contato inteligentes para monitorar funções corpóreas, como os níveis de açúcar no sangue, via minúsculos sensores [24.a]. Grande Sacada: aproximação do Google de uma grande farmacêutica mundial;

[c] Google Ventures: é o fundo de investimento extremamente inovador do Google que aplicou 9% dos seus recursos em empresas de saúde em 2012 e 2013, e em torno de 36% dos seus dólares foram para a área de saúde em 2014 (sic!) [25]. Esse fundo está investindo na nova tecnologia CRISPR (plataforma para “edição” de genes) que vai habilitar aos cientistas “consertarem” o DNA (tipo “cut-and-paste”) [26]. Grande Sacada: vejam no que os “caras” estão investindo … essa tecnologia revolucionária acabou de proporcionar o Prêmio Nobel de Química para três pesquisadores (1 americano + 1 sueco + 1 turco) (sic!) [27]. A tecnologia ainda “engatinha” e já é laureda com 1 Nobel … bingo! Você entendeu uma coisa: no futuro o seu DNA vai poder ser “reparado” na oficina! A tecnologia CRISPR [27.a] pode ser utilizada para extrair células imunes do corpo humano, editar o DNA e depois reinseri-las. O foco inicial do Google é utilizar essa tecnologia para câncer no sangue, mas depois poderia evoluir para doenças auto-imunes [27.b]. Além disso, o Google Ventures [28] – que se apregoa no Twitter @GoogleVentures “um fundo radicalmente diferente” – está investindo nas terapias que alavancam o conhecimento em “microbioma” [29]. Segundo especialistas, esse conhecimento juntamente com “edição” do DNA vão revolucionar a medicina nos próximos anos [30] … quem viver, verá! Esse fundo do Google também investe em medicina de precisão. Colocou 100 MUS$ na “startup” Flatiron (e, aparentemente, estão satisfeitos pois ela mistura cientistas de saúde (oncologia) com cientistas de informática (“machine learning” para big data) [30.a]. Uma simbiose que o Google aprecia. O Google Ventures tem algumas “cabeças coroadas” como o seu CEO Bill Maris, o “cara que quer tornar você imortal” [31], [32] e aposta em retardar o envelhecimento e em “doença reversa” (“reverse disease”) [33] e do renomado médico Krishna Yeshwant [34];

[d] Google X: muitos dos empreendimentos do Google X [35] são especialmente ambições, como o famoso “carro autônomo” (que Dilma “Gerentona do Lula” Roussef passeou na Califórnia este ano [36]) ou balões para prover a Internet pelo mundo afora. Esses empreendimentos são tocados pela empresa Google X. Mas essa empresa também está apostando em talentos da academia como é o caso da cardiologista Jessica Mega que veio da Harvard Medical School para liderar estudos do corpo humano [37].

Depois do que vimos acima podemos concluir de forma simples que não dá para competir com o Google na área de inovação em saúde … o Google tem “grana” para investir e tem – a seu favor – a cabeça super-priveligiada do Larry Page que vê anos luz na frente de nós mortais … done!

Mas apesar de sabermos que: (a) a idade média da população está aumentando muito (p. ex., em 2050, a população de idosos na União Européia (UE) será de 77% e isso vai implicar que o orçamento de saúde nos países serão fortemente drenados pelas doenças crônicas (na UE essas doenças vão “morder” 80% do “budget” de saúde); (b) o câncer é uma doença que “drena” muito recursos financeiros da saúde em todo o mundo; (c) que todos os países estão apostando no “Santo Graal” da medicina de precisão (ou personalizada) na luta contra o câncer [38]; (d) que o diabetes é uma doença “surda” que causa muito estrago à população mundial; (e) que muito milionário quer pagar muito dinheiro pela sua imortalidade [39]; (f) uma coisa o Google quer: coletar dados de saúde e das doenças e fazer análises preditivas de big data pois esta é a sua “praia” …

Apesar disso tudo, não fica exatamente clara uma VISÃO AMPLA do que o Google QUER com seus investimentos de pesquisa em saúde!

Nas referências que manipulamos aqui vimos algumas pistas do interesse do Google em saúde, a saber:

[a] o CEO Nat Turner da Flatiron [25] disse ao Wall Street Journal no ano passado: “Google is trying to buy into technology that’s changing older industries and suits its big data expertise,” …. “Health care is one of the only industries that haven’t been disrupted a lot by technology yet”;

[b] e abaixo temos algumas frases proferidas pelo médico Dr. Krishna Yeshwant (responsável por investimentos em biotecnologia e ciências da vida na empresa Google Ventures) na entrevista em [30]:

• We aren’t seeing a huge level of adoption in consumer health. … We really need more tools for prevention, rather than treating those who are already sick;

• We’re looking at CRISPR (a breakthrough gene-editing technology). One startup we invested in is Editas Medicine [40], which is looking to use genome editing to develop new therapies for disease;

• Medicine is no longer a thing we practice alone. … Other new areas of focus are statistics, genetics, and the changing role of data in health care;

• Diabetes is a chronic disease that is already so complex, and is only set to become more so. Many genes are partially involved as opposed to one gene, and we need a software infrastructure to study that;

• Everyone experiences a drug or food differently because of the microbiome. How shall we modulate that in the future? This is one of the few emerging areas that will be as big as gene-editing.

Finalmente, se você leitor, viu algo mais do que nós sobre o interesse do Google na área de Saúde e, quiser colaborar, não hesite em comentar esta matéria … desde já, agradecemos!

Nota: O Larry Page é um executivo conhecido pela sua fama de cobrar muito: “I am known for pushing. I don’t push just for the sake of pushing. I do try to understand enough about what’s going on with the physics or the technology or the software to really understand why we could push harder or maybe not push harder” [41].

Referências:

[1] Ray Kurzweil, Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Ray_Kurzweil

[2] Video: Ray Kurzweil – Director of Engineering at Google, 24.apr.2015

[3] Referências do Google sobre Ray Kurzweil & Google
https://www.google.com.br/search?q=ray+kurzweil+join+google&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=Zz4-VvLrFoScwAS1j42YDA

[4] Prominent Harvard Cardiologist Moves To Google X To Head Large Study, Fortune, 11.may.2015
http://www.forbes.com/sites/larryhusten/2015/05/11/prominent-harvard-cardiologist-moves-to-google-x-to-head-large-study/

[5] Thomas Insel, Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_R._Insel

[6] Referências do Google sobre Thomas Insel & Google
https://www.google.com.br/search?q=Thomas+Insel+Google&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=mjo-Vv_EKYP9wQT3m4fQBg

[7] Cynthia Kenyon, Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Cynthia_Kenyon

[8] Referências do Google sobre Cynthia Kenyon & Google
https://www.google.com.br/search?q=Cynthia+Kenyon+join+google&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=c0A-VrCsF4yWwATb5ri4Bg

[9] Why biomedical superstars are signing on with Google, Nature, 21.oct.2015
http://www.nature.com/news/why-biomedical-superstars-are-signing-on-with-google-1.18600?WT.mc_id=TWT_NatureNews

[10] Larry Page, Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Larry_Page

[11] Google Is Now Alphabet, And That Spells Big Things For Healthcare, Forbes, 11.aug.2015
http://www.forbes.com/sites/dandiamond/2015/08/11/google-is-now-alphabet-and-it-could-spell-big-things-for-healthcare/

[12] Fresh Territory for Bioethics: Silicon Valley, Bioethics Forum, 28.oct.2015
http://www.thehastingscenter.org/Bioethicsforum/Post.aspx?id=7640&blogid=140

[13] 7 Google Ventures Poised to Revolutionize Healthcare, HIT Cosnultant, 12.dec.2014
http://hitconsultant.net/2014/12/22/7-google-ventures-poised-to-revolutionize-healthcare/

[14] Why Google is taking a closer look at disrupting health care, GigaOM, 16.sep.2015
https://gigaom.com/2015/09/16/why-google-is-taking-a-closer-look-at-disrupting-health-care/

[15] Apple and Google lead the tech industry into the health care minefield, InTheBlack, 02.mar.2015
http://intheblack.com/articles/2015/03/02/apple-and-google-lead-the-tech-industry-into-the-health-care-minefield

[16] Apple, Google, VCs invest in healthcare technology, San Jose Mercury News, 13.aug.2014
http://www.mercurynews.com/business/ci_26331923/apple-google-vcs-invest-health-technology

[16.a] Samsung to focus on healthcare business, The Korea Times, 12.mar.2014
http://www.koreatimes.co.kr/www/news/tech/2014/12/133_169234.html

[16.b] Healthcare Industry Named Samsung’s Future Growth Engine, Business Korea, 14.apr.2014
http://www.businesskorea.co.kr/english/news/industry/4060-samsung%E2%80%99s-future-healthcare-industry-named-samsung%E2%80%99s-future-growth-engine

[16.c] Kangbuk Samsung Hospital Total Healthcare Center, 2015, White Paper
http://kbsmceng.kbsmc.co.kr/external/attach/Healthcare%20Center%20Brochure%20US.pdf

[17] Referências do Google sobre Art Levinson
https://www.google.com.br/search?q=ceo+former+genentech+join+calico&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=xx0_VuXJJcmawgTYzIPQBA

[18] Calico, Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Calico_%28company%29

[19] Referências do Google sobre Calico e suas pesquisas
https://www.google.com.br/search?q=new+research+facility+Google+Calico&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=_hw_VrIxhoTCBJLMvrgI#q=new+research+facility+Google+Calico+2015

[20] Vídeo sobre o Parlamento Europeu de Saúde

[21] European Health Parliament
http://www.healthparliament.eu/

[22] Google wants a piece of the eye—teams up with Novartis on smart contact lenses, The Advisory Board Company, 16.jul.2014
https://www.advisory.com/daily-briefing/2014/07/16/google-wants-a-piece-of-the-eye-teams-up-with-novartis-on-smart-contact-lenses

[23] Why Google Is Going All In On Diabetes, NPR, 15.sep.2015
http://www.npr.org/sections/health-shots/2015/09/06/437570402/why-google-is-going-all-in-on-diabetes

[24] 2015 Global 2000: The World’s Largest Drug And Biotech Companies, Forbes, 04.jul.2015
http://www.forbes.com/sites/liyanchen/2015/06/04/2015-global-2000-the-worlds-largest-drug-and-biotech-companies/

[24.a] Google Life Sciences, Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Google_Life_Sciences

[25] Google Ventures Shifts Focus to Health Care, The Wall Street Journal, 15.dec.2015
http://blogs.wsj.com/digits/2014/12/15/google-ventures-shifts-focus-to-healthcare/

[26] Bill Gates And 13 Other Investors Pour $120 Million Into Revolutionary Gene-Editing Startup, Forbes, 10.aug.2015
http://www.forbes.com/sites/matthewherper/2015/08/10/bill-gates-and-13-other-investors-pour-120-million-into-revolutionary-gene-editing-startup/

[27] Nobel Prize in chemistry shared by American, Swedish and Turkish scientists for DNA repair, The Washington Post, 07.oct.2015
https://www.washingtonpost.com/news/speaking-of-science/wp/2015/10/07/the-nobel-prize-in-chemistry-shared-by-american-swedish-scientists-for-dna-repair/

[27.a] CRISPR, Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/CRISPR

[27.b] Referências do Google sobre “Auto-immune Diseases”
https://www.google.com.br/search?q=auto-immune+diseases&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=QlE_VrOSL8KZwgS0zZ-ICg#

[28] Google Ventures, Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Google_Ventures

[29] Microbiome, Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Microbiota

[30] Why Google Ventures is Making Moonshots in Health (Q&A), KQED, 12.oct.2015
http://ww2.kqed.org/futureofyou/2015/10/12/why-google-ventures-is-making-moonshots-in-health-qa/

[30.a] Como ganhar dinheiro com big data em Saúde?, Saúde Business, 03.set.2015
http://saudebusiness.com/como-ganhar-dinheiro-com-big-data-em-saude/

[31] Bill Maris, Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Bill_Maris

[32] Google Ventures and the Search for Immortality, Bloomberg, 09.mar.2015
http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-03-09/google-ventures-bill-maris-investing-in-idea-of-living-to-500

[33] Referência do Google sobre “Reverse Disease”
https://www.google.com.br/search?q=%22Reverse+Disease%22&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=4Eo_Vu3WDcSnwATox7D4Bg

[34] Referências do Google sobre Krishna Yeshwant
https://www.google.com.br/search?q=krishna+yeshwant+bio&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=D0w_VoqfO8f4wgSYoaeYCg

[35] Google X, Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Google_X

[36] Referências do Google sobre a Experiência da Dilma no Carro do Google
https://www.google.com.br/search?q=dilma+roussef+carro+sem+motorista+do+google&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=OE4_VpH-AoG6wASnqafoCQ

[37] Referências do Google sobre Jessica Mega
https://www.google.com.br/search?q=Jessica+Mega+Harvard+Medical+School+Cardiologist+Study+Human+Body+Google+X+Forbes&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=F1Q_Vrf-CcKomwHX7JaoAg

[38] Medicina personalizada: Big Data no combate ao Câncer [Parte 02], Saúde Business, 15.out.2015
http://saudebusiness.com/medicina-personalizada-big-data-no-combate-ao-cancer-parte-02/

[39] Referências do Google sobre o Interesse dos Bilionários em Imortalidade
https://www.google.com.br/search?q=why+billionaires+are+interested+in+immortality+&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=ZWY_VrGUKoinwASKnJboBw

[40] Editas Medicine
http://editasmedicine.com/

[41] Larry Page: Alphabet Is About ‘Representing Reality’ Of How Google Operated, Forbes, 03.nov.2015
http://www.forbes.com/sites/miguelhelft/2015/11/03/larry-page-alphabet-is-about-representing-reality-of-how-google-operated/

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta