Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Qual é a diferença entre a publicidade e o conteúdo?

Publicidade

Essa é uma questão feita com frequência pelos meus clientes e por mais que os conceitos se misturem, existem diferenças importantes entre um e outro elemento na comunicação.

Vale lembrar que o conteúdo é algo recente, tem aproximadamente quinze anos, e é derivado da entrada da internet na vida cotidiana das pessoas. Antes do fenômeno acontecer, a publicidade era a mais importante forma de atingir o público-alvo.

Nos anos 80, por exemplo, o país entrou para o hall das propagandas mais criativas do mundo. Muitos dos profissionais da área, principalmente os mais premiados, passaram a receber salários na casa dos cinco zeros e aproveito o gancho do salário para falar sobre a primeira diferença: os custos de publicidade são bem maiores que os custos do conteúdo digital.

Uma outra questão importante e que difere os termos é a mensuração dos resultados. No caso da publicidade é comum as empresas encomendarem pesquisas de institutos para avaliar se a inserção de propaganda nos meios offline teve reflexo no ponto de venda. No conteúdo existe mais precisão. Com as ferramentas certas é possível avaliar quantas pessoas enxergaram o conteúdo, quantas interagiram, quantas viraram lead e quantas compras foram fechadas. Em alguns casos, as leituras de resultados são feitas com ferramentas gratuitas como o Google Analytics. Novamente esbarramos na questão de custos. O valor de medição é bem mais elevado na publicidade.

O marketing digital é fundamental! Conheça um pouco mais sobre ele.

Por último, vou falar de algo que está acontecendo com o consumo de informação. Antes, as pessoas eram impactadas pelas propagandas em horários nobres da TV. A quantidade de mídia era restrita e campanhas de massa, fortunosas, garantiam resultados aos clientes. Hoje, os potenciais “compradores” buscam pela informação e não gostam de muita intervenção. Por isso, é importante ter uma base de conteúdos bem feitos, úteis e que prestem um serviço de esclarecimento para os usuários. É importante estar preparado no ambiente digital para reter as visitas e para formar, através do conteúdo, uma relação de confiança.

Ainda não avaliou sua presença digital? Faça aqui.

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta