Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Projetos do edifício e a importância dos gestores e médicos

Publicidade

Presidente da Bross Consultoria e Arquitetura e colunista do Saúde Web, João Carlos Bross, acaba de lançar o livro ?Compreendendo o Edifício de Saúde?. Nele, o arquiteto aborda os aspectos que envolvem os projetos do edifício e a importância de gestores do negócio da saúde, médicos e demais profissionais da área compreenderem a especificidade dessa construção. Ele conversou com FH, sobre os principais pontos do livro.
FH: Quais são os principais objetivos do livro?
João Carlos Bross: é que as pessoas compreendam o edifício de saúde. Porque ele é diferente dos outros, considerado na teoria da arquitetura como o mais complexo dos edifícios. Ele acolhe um negócio que lida com a vida humana. Por outro lado, o edifício de saúde precisa se adequar às demandas epidemiológicas, demográficas, de conhecimento médico, clínico e de tecnologia. Por isso, ele é uma instituição em permanente adequação às demandas do meio onde está inserido. Ele necessita de constantes ajustes para que as empresas nele instaladas se mantenham viáveis e saudáveis.
FH: Como fazer com que os gestores entendam as especificidades que envolvem a arquitetura de edifícios de saúde?
Bross: A ideia do livro foi mostrar aos gestores do negócio da saúde, aos médicos e demais profissionais da saúde que o edifício precisa ser compreendido como algo que tem de ser avaliado permanentemente à luz dos novos fatos e, dessa forma, responder às novas demandas surgidas da área da saúde. Um exemplo disso é o envelhecimento da população brasileira e o consequente aumento de doenças crônicas e degenerativas. De forma estratégica, é preciso ter um edifício que permita determinadas adequações, como a incorporação de novas tecnologias, de novos equipamentos ou serviços.
FH: Quais as principais estratégias para que seja possível fazer mais a menor custo (e melhor)?
Bross: O processo nasce na prevenção. É preciso educar para a saúde e promovê-la prevenindo doenças. E essas atividades serão feitas em edifícios para pacientes ambulatoriais.
Compreendendo o Edifício de Saúde
Autor: João Carlos Bross
Editora: Atheneu
Número de páginas: 270
Preço: R$ 77

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta