Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Por que o design thinking para a Saúde é fundamental?

Publicidade

Todos sabemos que inovar é preciso, mas qual metodologia utilizar quando queremos criar soluções inovadoras ? Metodologias tracionais como o gerenciamento de projetos são excelentes para gerenciar processos bem estruturados, mas quando você quer repensar um processo ou criar um novo serviço como se deve proceder ?

O design thinking, termo sem tradução para o português, é uma ferramenta que vem se difundindo em diversos setores da economia e que tem ajudado muitas organizações a desenvolver soluções extremamente inovadoras.

O processo começa com empatia, entendendo as necessidades do outro, tendo como objetivo entender profundamente as necessidades do seu cliente, a fim de ser capaz de se colocar no lugar do seu paciente ou cliente e ser capaz de gerar uma solução que se adeque perfeitamente às necessidades dele.

Em seguida, deve-se ser capaz de selecionar os elementos mais importantes da fala do seu cliente, elementos estes que serão o core do protótipo a ser desenvolvido. Para executar esta etapa, é fundamental ter realizado muito bem a etapa anterior, conversando com diversos clientes/pacientes, a fim de ser capaz de fazer uma síntese dos elementos que devem estar presentes no protótipo a ser desenvolvido.

IMG_3257

Foto: Workshop de Design Thinking em Saúde

Na sequência, deve-se elaborar o protótipo da solução que será desenvolvida, este protótipo é uma versa bem simplificada do serviço ou solução que será desenvolvida. Para este protótipo pode-se usar todo tipo de material para ajudar os espectadores a entenderem o que se pretende desenvolver. Recomendo fortemente usar post-its, cartolina, massina, canetas coloridas e, demais materiais, que permitam demonstrar o objetivo deste protótipo. No workshop de Design Thinking em Saúde, que participei, realizado pelo André Diniz Moraes, do Design Thinkers Group, tive a oportunidade de desenvolver o protótipo de um presente para minha dupla, baseado em tudo o que eu aprendi sobre ele e em suas preferências. Garanto a vocês, que este protótipo ficou incrível, porque levou em consideração todas as preferências do sujeito do presente.

Para explorar o tema Design Thinking na Saúde, convidei o André Diniz Moraes, da Design Thinkers Group, para um Hangout Air sobre o tema, que você pode assistir no link abaixo:

Nos dias 02 e 03 de Outubro, foi realizado a primeira edição do Healthcare Design Thinking Lab, em parceria com o INRAD. Neste workshop, 24 participantes tiveram oportunidade de vivenciar o tema Design Thinking e aprender mais sobre como usar esta ferramenta em saúde. Para ver as fotos e receber novidades sobre o próximo evento , CURTA nossa página no Facebook. 

IMG_3260Foto: Workshop Design Thinking em Saúde

Gostou deste artigo? Tem críticas ou sugestões ? Quer saber mais sobre Design Thinking ? Mande um e-mail para fernando@livehcm.com

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta