Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Por que aumentar o faturamento hospitalar ?

Publicidade

Encerro esta série de posts sobre o assunto para discutir a pergunta: por que aumentar o faturamento hospitalar ?

Se as pessoas que trabalham no hospital não tem clara a resposta para esta pergunta, de nada adianta administração hospitalar, gestão comercial e, principalmente, preocupação com as metas para que o hospital cumpra sua função social.

Tive a sorte de poder atuar por muitos anos no Hospital Sírio Libanês, Complexo HC São Paulo, e diversos outros centros de excelência em medicina até fora do Brasil, convivendo com alguns dos melhores médicos, administradores hospitalares, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas e profissionais da saúde do mundo … e depois de um bom tempo atuando na área privada e na área pública tenho convicção de que aprendi a resposta !

Vamos considerar alguns fatores para entender a resposta:

  • O profissional da área assistencial (medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição, etc.) só entra na área por 2 razões: influenciado por um familiar, ou porque tem vocação para cuidar de pessoas. Não entra porque é estudioso (na verdade se não for estudioso não fica … é o contrário!);
  • Quase 100 % dos profissionais que atuam na área da saúde, incluindo os das áreas assistenciais e os das áreas de apoio, não são e nem vão ?ficar ricos?. Uma parcela muito pequena (quase insignificante) dos que atuam em saúde estão no topo da cadeia de remuneração da sociedade, e se chegam nesta condição é porque são absolutamente ?diferenciados? ? e raramente não são respeitados por isso;
  • Quase 100 % das pessoas que trabalham na área da saúde fazem parte do grupo de trabalhadores assalariados. Não tem ganho variável, o que obriga muitas vezes ao trabalho em jornada dupla.

A única motivação da grande massa dos colaboradores da área hospitalar é saber que sua missão na sociedade é nobre: ajudar na cura das pessoas, diminuir seu sofrimento, trazer pessoas para a vida, manter pessoas com vida.

Enquanto a indústria de fumo, bebida alcoólica, motocicleta e diversas outras que trazem à sociedade produtos ou serviços que prejudicam a saúde humana, o profissional da saúde existe para fazer o contrário.

Por que aumentar o faturamento ? Porque com mais recursos podemos fazer bem a um maior número de pessoas !

Reduzir custos, aumentar a eficiência de modo a atender mais pessoas com o mesmo recurso, também são fatores motivadores. Aumentar o faturamento significa mais recursos financeiros para desenvolver novos produtos, comprar mais equipamentos, contratar mais pessoas, expandir o hospital, adquirir insumos de melhor custo x benefício ao paciente.

Quando converso com um médico professor da USP, por exemplo, que é o dono da melhor técnica cirúrgica, ou com o dedicado médico de um hospital isolado em uma cidade distante dos grandes centros, admiro a persistência, capacidade e competência que possui, mas admiro também o técnico que mantém o equipamento funcionando para que ele possa trabalhar, o administrador que não deixa o insumo faltar, as enfermeiras que cuidam do paciente 24 horas, a auxiliar de higiene que dá o destino adequado ao material infectado … enfim, todos se enquadram em uma cadeia de valores que dependem de recursos financeiros para que consigam cumprir seu papel social: cuidar da saúde das pessoas.

Se existem 10.000 hospitais no Brasil, e cada um deles emprega direta ou indiretamente cerca de 1.000 pessoas, chegamos à conclusão que 10 milhões de pessoas trabalham em hospitais, ou seja, cerca de 5 % da população brasileira.

Se não estamos contentes com o nível de atendimentos dos hospitais (que é fato), e precisamos sustentar ainda mais que 10 milhões de trabalhadores para cumprir a missão social deles, é evidente que necessitamos aumentar a receita !!!

Este pensamento deve permear a instituição que deseja se manter na vanguarda: aumentar o faturamento raramente vai ?encher o bolso? de algum milionário, mas certamente vai permitir o desenvolvimento da medicina, reduzir a dor e aflição de mais pessoas, curar mais pessoas.

As pessoas mais antigas do segmento (como eu) precisam motivar os demais fazendo-os entender a importância da captação do recurso ? porque não adianta tentar mudar algo para aumentar o faturamento se as pessoas não entendem a razão disso.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta