Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Para onde caminhamos ?

Publicidade

Matéria publicada no jornal Valor e escrita por Beth Koike informa que há uma tendência das operadoras de saúde negociarem reajustes de 20 a 30% nos planos corporativos neste ano. As razões não são novas e são de conhecimento de todos os ?players? do sistema, ou seja, envelhecimento da população, incorporação de tecnologia, aumento de custos e maior utilização do sistema pelos clientes. A chamada ?inflação médica? estaria agravada neste exercício pela alta do dólar (e, conseqüentemente elevação dos insumos e equipamentos importados), elevação dos honorários médicos e inclusão de novos procedimentos de alto custo. A elevação da sinistralidade tem obrigado as operadoras a repassar integralmente estes custos para não comprometer a sua solvência financeira.

Por outro lado, as empresas dificilmente suportarão o ônus de um reajuste de suas despesas com assistência médica desta ordem. Restam duas opções, suspender o benefício para seus colaboradores e familiares ou adotar medidas de gestão (como franquias, co-participação, etc) para conter o uso abusivo do sistema. Surge a dúvida se tais medidas serão suficientes para garantir um reajuste que se ajuste à disponibilidade de caixa das empresas.

Sempre é bom recordar que a saúde é um componente fundamental para as companhias, pois está relacionada a performance de capital humano, incluindo produtividade, motivação e criatividade. Promover saúde não é somente oferecer um seguro para os ?sinistros (doenças).

O setor corporativo, no Brasil, é o grande financiador do sistema de saúde suplementar. No entanto, as empresas não assumem o protagonismo na discussão sobre o modelo ora adotado e medidas fiscais, legais e de regulação que podem ser adotadas para garantir a sustentabilidade da assistência à saúde.

Em boa hora, a UNIDAS em parceria com a Business School de São Paulo e a AAPSA e a coordenação da Dra. Milva Goes vão promover um workshop denominado ? A Sustentabilidade da Saúde nas Empresas? envolvendo diferentes atores do sistema e buscar fazer com que as empresas assumam um papel central e busquem soluções integradas. O evento será realizado no dia 20 de setembro, das 14 às 18hs na Business School de São Paulo e as inscrições são gratuitas através do e-mail, contato@borbonusesantos.com.br.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta