Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Os grandes desafios dos médicos empreendedores

Publicidade

 Muitos médicos têm o sonho de empreender, contudo a formação médica não os prepara para realizar este sonho. Para agravar, o médico assim que sai da faculdade já constitui, em sua grande maioria, um CNPJ, a fim de poder atuar nos diferentes serviços que irá trabalhar. Como médico empreendedor, sei bem como é esta realidade!

Por isso, no dia 23/02/16 realizei um Hangout com médicos empreendedores e empreendedores da área da saúde para entender melhor estes desafios e ver o que é necessário para preparar melhor o médico para ser um empreendedor.

A discussão contou com o anestesista Cristiano Englert, com a oncologista Jurema Telles, com o otorrinolaringologista Bruno Rossini e com o empreendedor em saúde Fábio Tiepolo, fundador da Docway.

Entre os pontos levantados para termos profissionais de saúde mais empreendedores foi que o médico tem um tempo muito limitado para pensar em seu ou seus negócios, em função da sua altíssima demanda profissional, que dificulta se dedicar com intensidade a outras atividades.

Outro ponto fundamental é a necessidade de capacitação, que passa obrigatoriamente por buscar se aprimorar profissionalmente através do aprendizado de técnicas de gestão, marketing e até mesmo de programação para os mais geekies.

Ainda é vital que o médico busque pessoas com habilidades complementares para compor o time que desenvolverá esta startup, pois mesmo numa clínica é interessante que os sócios não sejam todos médicos, mas sim de diferentes áreas, a fim do negócio ser muito forte na assistência e ainda mais na sua gestão.

Já para projetos muito inovadores, especialmente na área digital, foi destacado a importância dos médicos empreeendedores se mobilizarem e terem uma maior atuação frente aos diferentes conselhos de medicina, em especial a APM e a AMB para que todas as tecnologias em desenvolvimento e as já desenvolvidas possam ser amplamente debatidas e, quando possível, incorporadas para a prática clínica.

Enfim, foi ótimo ter realizado este Hangout que trouxe grandes aprendizados sobre os desafios que os médicos empreendedores estão vivenciando e temos certeza que ao identificar e apoiar médicos empreendedores pelo Brasil iremos criar um ecosistema mais forte de inovação em saúde.

Para manter os  médicos empreendedores (e empreendedores em geral) em saúde unidos, organizamos um grupo de empreendedores em saúde no WhatsApp e Facebook. Para participar basta CLICAR AQUI

Gostou deste texto? Críticas ou sugestões ? fernando@berriniventures.com

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta