Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

O que o tempo nos conta?

Créditos: shutterstock
Publicidade

Vocês já pararam pra pensar que o mundo que vemos é um reflexo de como pensamos? De uns cinco anos pra cá, o que mais ouço e escrevo têm a ver com mudança, transição, transformação e, dentro desse bolo todo, tem também a inovação! Observar e sentir na pele o ritmo desse movimento evidencia que não é o mundo ou as coisas que mudam, mas a forma como pensamos e nos relacionamos com o meio, e o resto é consequência.

Se voltarmos à Idade Média, época do feudalismo, tudo nos conta como aquelas pessoas pensavam para viverem em castelos imensos, cercados por muros ainda maiores, totalmente isolados dos outros feudos, e completamente regidos por um sistema próprio, em constante ameaça pelos ataques bárbaros.

Uma longa viagem no tempo nos coloca de cara com a década de 50 e suas sociedades urbanas, agitadas pelo rock de Elvis (sob uma perspectiva ocidental), muito mais interligadas, a começar pelo sucesso da televisão, que, depois do rádio, facilitou ainda mais a aproximação da humanidade. Mesmo com uma mentalidade mais aberta, a ameaça e a disputa, agora não mais entre feudos e bárbaros, continuavam a se refletir no contexto, como por exemplo na Guerra Fria, conflito entre EUA e União Soviética, que dividia o mundo em praticamente duas ideologias.

E por aí a história vai refletindo como pensamos e sendo contada em formato de países, cidades, bairros, casas, empresas, governos, setores – e o da Saúde é um dos focos que escolhemos olhar, mas, no final, tudo o que vemos e experimentamos têm a ver com o que pensamos e como nos relacionamos.

A história nos conta que o isolamento está sendo deixado de lado, que a disputa já não atrai como antes e que a abertura para CONFIAR no outro tem sido o ingrediente fundamental para a construção do novo e do melhor. É isso que tenho visto como de mais inovador nesses
últimos cinco anos. E como todo microssistema é um reflexo do todo, o setor de Saúde não poderia estar fora dessa.

O Hospital Innovation Show (HIS), que começa nesta segunda-feira (28/09), e a edição da revista Saúde Business nos ajudam a compreender o início de grandes mudanças no relacionamento entre os agentes da Saúde (médicos e pacientes, hospitais e pacientes, fornecedores e clientes, saúde pública e privada, etc.), com uma figura fundamental para que o novo jeito de pensar se concretize em mais conforto e satisfação para todos: a TECNOLOGIA.

Convido vocês a acompanharem a cobertura do HIS no portal nos próximos dias, que trará as inovações por onde a Saúde anda caminhando – como robótica, impressão 3D, novas abordagens assistenciais, startups – todas consequências dos seus, dos nossos, valores. E a revista Saúde Business se propõe a não deixar de revê-los a cada trimeste, afinal, mesmo já estando bem melhor do que na época feudal, ainda estamos longe de relaxarmos em paz e, consequentemente, saudáveis!

Bora?

*Em breve você poderá conferir a revista Saúde Business na íntegra no portal, por enquanto fique atento na cobertura do HIS!!!

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta