Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

O que abunda não prejudica?

Publicidade

Cresci escutando este discurso: o que abunda não prejudica. Será que esta assertiva é adequada para área de saúde?

Alguns autores defendem que sim, mas a grande maioria, não. O excesso na área de saúde se não prejudicar diretamente o paciente, prejudica o sistema. Agora quando se trata de informações, aí o problema é mais sério.

Os gestores de sistemas de saúde sejam eles públicos ou privados, prestadores de serviços ou pagadores, estão inundados de informações. Este excesso de informações gera ansiedade, tira do foco do que é elevante e dificulta a tomada de decisão.

Uma afirmação de George Halvorson, CEO da Kaiser Permanente, cabe também para o setor de informações em saúde, onde ele diz que ?a saúde é vendida aos pedaços?. O fato de sermos cartesianos na saúde levou a isso, e os sistemas de informações que estão sendo criados trazem esta característica na sua essência: foram desenvolvidos para resolver o problema das partes e não do todo. Uma das maiores dificuldades para tomada de decisão em saúde está na falta de integração entre sistemas.

No início deste ano, durante um exercício com alunos da pós-graduação, fiz o seguinte questionamento:

?Se você fosse o principal gestor de um plano de saúde e tivesse apenas UMA TELA para visualizar as informações que ache relevante, quais seriam estas informações essenciais que você ?sonharia? em ter acesso? Lembre-se de que em uma tela você poderá ter diversos gráficos e informações, mas deverão constar as informações essenciais: NO MÍNIMO 3 e no MÁXIMO 7 gráficos ou figuras… vamos exercitar nosso poder de síntese!!?.

Como achei as respostas interessantes, resolvi ampliar a pesquisa e divulguei para alguns contatos, muitos deles já gestores de planos de saúde. As respostas foram mais interessantes ainda!

Desta forma, resolvi tornar esta pesquisa um pouco mais abrangente e divulgar em algumas mídias e redes sociais que faço parte. Estou coletando os diversos dados e espero publicar no segundo semestre deste ano.

Sendo assim, convido a todos os meus leitores a responder a pergunta acima e enviar a resposta direta ao meu email: cesar@impactomedica.com.br   para que possa ampliar esta pesquisa.

Lembre-se de que a simplicidade é uma virtude. Steve Jobs comentou: ?O simples pode ser mais difícil do que o complexo: é preciso trabalhar duro para limpar seus pensamentos de forma a torná-los simples. Mas no final vale a pena, porque, quando chegamos lá, podemos mover montanhas?.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta