Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

O PROJETO DE EDIFICIO DE SAÚDE ? UMA FERRAMENTA DE

Publicidade

Experimente!! Pergunte ao administrador hospitalar onde estão as plantas do prédio, onde dirige e realiza a produção de serviços medico hospitalares!! Resposta: com o engenheiro da manutenção no terceiro subsolo!

Agora peça que as tragam à sala da Direção! Virão desenhos imensos, de difícil manuseio e em escala apropriada para execução de uma obra, com informações técnicas e legais de arquitetura e engenharias, apropriadas para os profissionais ?do edifício? cuidarem dele para que se mantenha integro e funcionando. Não poderia ser diferente, pois o foco deles está no edifício com suas instalações prediais especiais e seus revestimentos e acabamentos.

As plantas representam o edifício onde acontecem as atividades que compõem os processos de atenção aos pacientes, segundo o trabalho dos profissionais que se valem de diferentes técnicas e tecnologias.

Aos dirigentes maiores e seus gerentes de produção compete observarem e utilizarem as plantas sob a ótica da ?operação?, com seus locais de realização dos serviços e seus fluxos de movimentação de pessoas e bens com as características especificas para cada consumidor-paciente. Os roteiros dos deslocamentos internos são exclusivos de acordo com as diferentes demandas, onde sua fluidez poderá sofrer por haverem gargalos, superlotação de espaços ou movimentações e que deverão preferentemente se realizar por canais apropriados.

Como um organismo vivo em constante pulsação e que deverá ser diuturnamente observado, deverá a empresa contar com profissionais que conheçam as ferramentas da engenharia de produção e que como pesquisadores operacionais, estudem rotas e espaços que possam racionalizar o fornecimento de cuidados, minimizando esforços humanos e desperdícios de tempo e materiais, com acentuado impacto nos custos dos serviços.

TENHAMOS UM ANO NOVO REPLETO DE INOVAÇÕES!

Arq. João Carlos Bross

jcbross@bross.com.br

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta