Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

O 11 de setembro na sua empresa

Publicidade

Em11 de setembro de 2001aconteceu um ataque terrorista a diversos pontos dos EUA, com destaque para as torres gêmeasem Nova York. Muitaspessoas morreram e sofreram neste ataque e muitas outras morreram e sofreram com as conseqüências das reações a este ataque.

Esta data pode ser vista como um exemplo de falta de aceitação e vingança, com perda e destruição, com ação negativa e reação negativa. Embora a lei da ação e reação esteja sempre presente, existe uma opção de resignificar a ação e, com isso, mudar a nossa reação.

Nas empresas a ação de uma pessoa ou um grupo também pode, em determinados momentos, ser bem destrutiva, seja para o atendimento, vendas, qualidade, integração, motivação, ética etc. Isso acontecerá quando uma ação influencia negativamente na confiança da empresa e de seus colaboradores, seja com o público interno ou externo.

Vivemos um tempo onde podemos (e devemos) resignificar as coisas, optando por um caminho mais construtivo e colaborativo, mesmo quando recebemos ?convites? para apenas reagir na mesma medida.

Um exemplo concreto para desenvolver a paz, a aceitação, a colaboração, a interdependência, o respeito, a intenção positiva, entre outras, é a ação patrocinada pela associação internacional ?Iniciativa Caminho de Abraão? (www.caminhodeabraao.org.br) que está organizando caminhadas em diversas partes do mundo neste dia 11 de setembro com o objetivo de disseminar a Paz, resignificando esta data. William Ury, diretor do Global Negociation Project da Universidade de Harvard e consultor da ONU, é um dos idealizadores e fundadores desta entidade.

Meu convite e sugestão é que todos se mobilizem, com os colegas de cada uma das empresas da área de saúde (e, obviamente, fora delas) para organizarem suas próprias caminhadas. Convidem suas famílias para participarem. Não precisa fazer nada de especial, apenas caminhar, interagir, estar aberto, mostrando sua escolha pela paz.

Eu vou estar às 10:00hs deste dia 11/09 no Parque da Aclimação, em São Paulo, para caminhar. Há um site que ajuda a encontrar caminhadas já agendadas (http://911walks.org) e também dá dicas de como fazê-las.

Adaptando o que uma vez ouvi de um amigo, a paz não é um ponto de chegada, mas um meio de transporte. Nada melhor do que caminhar com e para ela. E você, o que vai fazer pela paz, dentro e fora da sua empresa?

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta