Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Web auxilia profissionais da saúde e pacientes em casos de segunda opinião

Publicidade

A incorporação da comunicação via internet começa a integrar os sistemas de consultas e pré-atendimento de instituições de saúde e promete ser uma nova tendência no setor. Os primeiros passos em relação a web foram dados graças a telemedicina, auxiliando médicos e outros profissionais da saúde a obter uma segunda opinião sobre casos específicos. No entanto, esse modelo tem se estendido ao paciente, que pode encontrar digitalmente um meio para esclarecer dúvidas e consultar especialistas. Um exemplo é o Instituto Penido Burnier (IPB), de Campinas, que desenvolveu o portal www.penidoburnier.com.br onde todas as principais questões da oftalmologia estão explicadas ou podem ser respondidas pela sua equipe médica, composta por 18 oftalmologistas. O site traz a ferramenta Fale Com o Doutor, no qual a própria equipe médica do instituto responde às questões apresentadas pelos internautas e também o Perguntas e Respostas, com as questões mais comuns que envolvem a visão. Segundo o oftalmologista do IPB, Leôncio Souza Queiroz Neto, que teve participação ativa no desenvolvimento do site, foram investidos cerca de R$ 14 mil para a implantação da tecnologia. ?Essa é uma tendência no País e as primeiras iniciativas já estão começando com a aprovação do Conselho Federal de Medicina?, explica.
Queiroz Neto ressalta que o portal é mais um canal entre a instituição e o paciente, que reforça o vínculo e a confiança no atendimento. ?Na área cirúrgica as informações são fundamentais tanto para que o paciente conheça o procedimento, como para os profissionais que podem ter uma outra opinião sobre o caso?, analisa. Para facilitar essa comunicação, o portal disponibiliza simulações de cirurgias nos olhos, através de computação gráfica. O site traz ainda imagens que mostram todo o processo de tratamento com Botox na região dos olhos. Imagens de procedimentos cirúrgicos, como tratamentos a laser, transplante de córnea e plástica ocular, aliado a um texto bem didático, estão presentes no portal. Também são explicados os principais exames e procedimentos adotados na Oftalmologia. O antigo site do instituto recebia em média 4 mil visitas por mês, com a reforma a expectativa é que esse número dobre. ?Esperamos chegar até o final do ano a 10 mil visitas mensais?, conta.
O site orienta também sobre consultas (como marca-lás inclusive pela Internet) e como ter atendimento de emergência e pronto-socorro, funcionando inclusive para brasileiros radicados no exterior, que muitas vezes têm dúvidas quanto a tratamentos, qual especialidade procurar ou mesmo para marcarem os seus check-ups, quando vêm ao Brasil, em períodos de férias.
Outro destaque do portal é a proposta de conteúdo científico. O Instituto Penido Burnier tem a maior biblioteca oftalmológica da América Latina, com 6 mil volumes e as pessoas que tiverem interesse em fazer pesquisas oftalmológicas, poderão fazê-lo pelo e-mail do IPB, que encaminhará diretamente para o setor da biblioteca. O objetivo é manter no futuro todo o acervo em forma digital. Até dezembro, pelo menos 39 volumes estarão disponíveis para consultas.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta