Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Vita compra aparelho cardiológico de última geração

Publicidade

O hospital Vita Curitiba acaba de adquirir o aparelho de ultrassom “Intravascular ILab” para atender pacientes cardiopatas. O equipamento de última geração, que será utilizado no serviço de hemodinâmica, tem a finalidade de diagnosticar o diâmetro exato do calibre a artéria coronariana lesionada, na qual o “stent” (prótese para dilatação de artérias) deve ser aplicado.

De acordo com a instituição, o equipamento, fabricado nos Estados Unidos, é o modelo mais moderno que há no mercado atualmente. No Brasil, existem cerca de cinco aparelhos com essa tecnologia, um deles no hospital Albert Einstein, em São Paulo.

A cardiologista e responsável pelo Serviço de Hemodinâmica do Vita Curitiba, Viviana Guzzo Lemke, explica que o “stent” é um pequeno tubo de metal, que funciona como uma mola para liberar o local da obstrução coronária e contribui para melhorar os resultados obtidos com o cateter balão. Desta forma, a artéria coronária em questão permanece com a luz desobstruída.

A aplicação é feita por meio de uma pequena punção, na qual é introduzido um cateter com ultrassom na ponta, via femural (perna) ou radial (braço), e varia de acordo com orientação médica. Após a intervenção, que dura entre 30 e 40 minutos, o paciente permanece em observação por um período de quatro a seis horas, podendo ir para casa ou permanecer internado, dependendo do caso. O procedimento do “stent” coronário é uma consequência dos procedimentos de angioplastia e cateterismo.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta