Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

“Vírus da gripe suína circula em território nacional”

Publicidade

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou que foi confirmada hoje (16) a primeira “transmissão sustentada” do vírus Influenza A (H1N1) no Brasil. Segundo ele, a  Secretaria de Saúde de São Paulo concluiu às 10h de hoje um estudo mostrando a contaminação de um paciente que não teve contato com pessoas contaminadas no exterior.
Temporão lembrou que sete países estão em situação de transmissão sustentada da gripe suína: Estado Unidos, México, Canadá, Argentina, Chile, Austrália e Reino Unido. Ele ressaltou que todas as estratégias de controle da doença foram tomadas há três semanas e a rede de hospitais está integrada para monitorar todos os casos.
Até o momento o Brasil tem 11 mortes registradas pelo vírus: sete do RS, três em SP e uma, no Rio. De acordo com a prefeitura de Passo Fundo, dois homens morreram na semana passada no município, mas só nesta quinta o hospital recebeu o resultado dos exames do laboratório Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro. As vítimas teriam viajado para a Argentina. O outro caso confirmado nesta quinta no RS é o de um caminhoneiro, que faleceu em Uruguaiana.
A prefeitura de Osasco (SP) confirmou  a segunda morte de uma pessoa por gripe suína no município. Trata-se de um jovem de 21 anos. Já a Secretaria Municipal da Saúde do Rio de Janeiro confirmou a primeira morte pelo vírus influenza A (H1N1) na cidade. Uma mulher de 37 anos morreu no último dia 13.
*Com informações da Agência Brasil

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta